Evento une esporte, fé e conscientização ambiental em prol da preservação do cerrado
Teve início em Trindade, na madrugada desta terça-feira (22), a 32ª edição da Caminhada Ecológica, evento que se consolidou como o maior do gênero na América Latina. Com um percurso de 310 quilômetros até Aruanã, às margens do Rio Araguaia, a iniciativa reúne atletas que enfrentam o desafio físico de cinco dias de caminhada com o propósito maior de promover a conscientização ambiental e a preservação do cerrado.
As atividades em Trindade começaram na noite de segunda-feira (21), com a recepção dos participantes na Praça Constantino Xavier, onde foram acolhidos por autoridades e moradores da cidade. Em seguida, foi celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, reunindo atletas, organizadores e fiéis em um momento de fé e reflexão.
Na madrugada desta terça, os caminhantes receberam bênçãos no canteiro de obras do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, marco da religiosidade trindadense, antes de seguirem viagem rumo ao Rio Araguaia.
Neste ano, Trindade conta com quatro representantes oficiais entre os participantes: Juvenil Júnior, Erinaldo Nogueira, Silveliton Martins e Fábio Cândido. A presença dos atletas locais reforça o envolvimento da cidade com a causa ambiental e o simbolismo do ponto de partida da caminhada.
“Trindade tem orgulho de ser o ponto de partida de um projeto tão grandioso e necessário. A Caminhada Ecológica representa muito mais do que resistência física: ela carrega uma mensagem de fé, esperança e preservação da nossa terra”, destacou o prefeito Marden Júnior.
Com mais de três décadas de história, a Caminhada Ecológica tornou-se um símbolo de amor à natureza que atravessa gerações, mobilizando atletas e a sociedade em prol de um futuro mais sustentável.







