CMEI JOAQUINA VICENTE BRÁS REALIZA TERCEIRA COLHEITA DE HORTA DE PESQUISA


Horta escolar da unidade será voltada para pesquisa e para a merenda das crianças do Cmei no próximo ano letivo. Marden Júnior e presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva Filho, iniciaram a nova colheita das folhas plantadas na horta escolar

Aconteceu nesta segunda-feira (29/11) a terceira colheita de alimentos da horta escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Joaquina Vicente Braz, no Setor Sol Dourado. O projeto é da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, com parceiros.

Pés de alface, couve, repolho, cebolinha, chuchu, e até ervas para chá, estavam crescidos na horta da unidade que faz parte de um projeto de pesquisa. Desde que as professoras do Cmei fizeram o curso do Senar, em parceria com a Agência, em maio, esta já é a terceira colheita na horta.

O presidente da Agência, Esmeraldo da Silva Filho, disse que planeja ampliar o número de hortas escolares em 2022, assim como incentivar o plantio em áreas urbanas de Trindade.

“Este ano foram dez hortas, que representam mais sabor e saúde para as crianças e para a comunidade vizinha”, afirmou ele, lembrando que parte da produção é doada para os moradores da região onde cada hora é plantada. O projeto tem o apoio da Itagi Agro.

Ele estava acompanhado do prefeito, da secretária de Assistência Social de Trindade, Gabriela Alves, do superintendente de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Bueno, e da equipe de educadoras da unidade.

A coordenadora do Cmei, Edilene Fernandes, frisou que o projeto de sustentabilidade dará melhor condição de alimentação para as crianças da unidade quando o ano letivo retomar em 2022. “Além disso, a horta será um laboratório de pesquisa e eles vão participar do plantio”, reforçou.