ESCOLAS MUNICIPAIS CIRANDINHA, MESSIAS BITES LEÃO E PROFESSORA SELMA RECEBEM PRÊMIO LEIA DO ALFAMAIS 2023


Premiação reconhece as 150 escolas municipais com melhores resultados em alfabetização a partir do Saego Alfa, que avalia a leitura e escrita de estudantes dos 246 municípios goianos

Representantes da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Trindade estiveram presentes na última quinta-feira (16/05) na cerimônia de premiação do LEIA 2023, no Centro de Convenções de Anápolis.

O evento premiou as 150 escolas municipais goianas que mais se destacaram no trabalho de alfabetização, em especial no que diz respeito à escrita e leitura das crianças de Goiás.

A Prefeitura de Trindade recebeu, nesta edição, 3 prêmios nas categorias 3 e 4. Foram premiadas as escolas municipais Messias Bites Leão, Cirandinha e Professora Selma Ferreira, classificadas respectivamente em 19°, 21° e 24° lugares. Cada escola recebeu um troféu e um cheque no valor de 80 mil reais do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego).

Na edição de 2022 do Prêmio Leia, cinco escolas haviam sido premiadas, e entre essa edição e a de 2023, as cinco mantiveram a pontuação elevada que motivou a premiação. Com isso, Trindade atinge um total de 8 escolas premiadas no LEIA, o que equivale a 30% das unidades do município que são avaliadas no prêmio.

As escolas premiadas de Trindade também assessoraram escolas de outros municípios que tinham resultados baixos. É um trabalho de pareamento, onde aqueles que se destacam compartilham a experiência com aqueles que podem melhorar.

Segundo o secretário de Educação de Trindade, Sérgio Sanches, o que levou o município a receber as premiações é o investimento da prefeitura na área. “Estamos muito felizes e orgulhosos porque a alfabetização é inclusão social. É a etapa mais importante na vida de um ser humano, de uma criança e de um estudante”, declara.

A premiação é também um resultado do esforço coletivo de professores, gestores e alunos. “Desde o ano de 2023, nós intensivamos com as salas do primeiro e segundo ano, que é o ciclo de alfabetização, trabalhamos ações, metodologias”, afirma a diretora da Escola Municipal Cirandinha, Dayanne de Oliveira. O ponto de vista é compartilhado pela diretora da Escola Municipal Messias Bites Leão, Alessandra Cintra. “Trabalho realizado todos os dias na sala de aula e por toda a equipe, porque o processo de alfabetização envolve toda a escola”, relembra.

Já Izabel Margarida, diretora da Escola Municipal Professora Selma Ferreira, comentou a sensação de estar ali. “É uma honra pra gente, e pra mim como diretora e pra todos os profissionais da Professora Selma, porque é um prêmio merecido”.   

Além dos prêmios, a avaliação Saego ainda trouxe outra novidade para o município: Trindade não apresentou nenhum resultado negativo, ou seja, nenhuma das escolas deixou de cumprir a meta de alfabetização na idade prevista.

Estiveram presentes o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela,  a secretária de Estado de Educação Goiás, Fátima Gavioli, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e prefeitos e secretários de educação de diversos municípios goianos, além de alunos das respectivas escolas municipais.

O Programa AlfaMais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Goiás para incentivar a colaboração entre o Estado e os municípios goianos em prol do objetivo de alfabetizar todas as crianças do território goiano. Já o Prêmio LEIA reconhece as 150 escolas públicas municipais com os melhores resultados em alfabetização.