Estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental realizaram provas de Língua Portuguesa e Matemática
Cerca de 4 mil alunos da rede municipal de ensino de Trindade participaram da Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) nesta terça-feira (03/12) e quarta-feira (04/12). A avaliação foi aplicada para 80 turmas do 2º ano e 72 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar o nível de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática.
O SAEGO, realizado em todo o estado desde 2011, permite identificar os avanços e desafios das redes de ensino e de cada unidade escolar. “A avaliação é um instrumento fundamental para que possamos acompanhar o desenvolvimento dos nossos alunos e garantir que estejam aprendendo o que é esperado para a sua idade”, destaca a professora Edriânia Simão, coordenadora do Ensino Fundamental da rede municipal de Trindade.
A partir dos resultados do SAEGO para os alunos do 2º ano, é definido o Prêmio LEIA, no valor de R$ 80 mil, para as 150 melhores escolas do estado. Trindade já conta com 8 unidades escolares premiadas. “O Prêmio LEIA é um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido nas nossas escolas, com foco na alfabetização e no desenvolvimento da leitura”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Sérgio Sanches.
Sanches também ressalta o compromisso da gestão com a qualidade da educação. “A educação é prioridade na gestão do Prefeito Marden. Investimos em programas de formação continuada para os professores, acompanhamento pedagógico e recursos didáticos para garantir um ensino de qualidade para todos os alunos da rede municipal”, declara o secretário.
Após a aplicação da avaliação, os resultados serão analisados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Trindade, que acompanhará as escolas na elaboração de estratégias para a recomposição de aprendizagens e aprimoramento do ensino. “Com base nos dados do SAEGO, poderemos traçar planos de ação específicos para cada escola e turma, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo”, conclui a professora Edriânia Simão.

