Prefeitura de Trindade participa de lançamento do Programa Município Mais Seguro, em Brasília


Foto: Secom Trindade

Secretário Juliano dos Reis representa Trindade em evento nacional no Ministério da Justiça que anunciou investimentos de R$ 170 milhões do Governo Federal para fortalecimento das Guardas Municipais

O secretário municipal de Governo da Prefeitura de Trindade e interino da Secretaria de Segurança Pública, Juliano dos Reis, participou, na quarta-feira (22/10), do lançamento oficial do Programa Município Mais Seguro, em Brasília.

O evento ocorreu no auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi conduzido pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo.

A nova iniciativa do Governo Federal tem como foco o fortalecimento das Guardas Municipais por meio de investimentos diretos na estruturação, capacitação e modernização das corporações.

Nesta primeira etapa, o programa prevê a destinação de R$ 170 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, distribuídos por meio de editais para aquisição de equipamentos e qualificação dos agentes.

Entre as formações previstas estão os cursos de Operador de Polícia Comunitária Aplicada, atuação nas Patrulhas Maria da Penha e capacitação em Uso Diferenciado da Força com padronização de práticas operacionais.

Também está prevista a compra de câmeras corporais para uso dos agentes durante o serviço, o que reforça a transparência e a segurança nas abordagens.

Para o secretário Juliano dos Reis, o programa é um avanço necessário para os municípios brasileiros. “Precisamos de mais iniciativas como esta para que nossas cidades fiquem cada vez mais seguras. Agradeço ao secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, pelo convite e pela condução de um programa com foco real na prevenção da violência”, destacou.

O evento contou com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jader Barbalho Filho (Cidades), da deputada federal por Goiás Adriana Accorsi, além de prefeitos, secretários municipais, comandantes das Guardas Municipais e outras autoridades civis e militares.