Prefeitura de Trindade dá início à Virada Ambiental 2025 com plantio de espécies nativas no Parque Maria Pires Perillo


Fotos: Secom Trindade

Campanha anual de mobilização coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente visa plantio de 9 mil espécies nativas, especialmente do Cerrado. Conscientização ecológica e conservação da biodiversidade são o foco. “Cada árvore contribui para o equilíbrio ambiental e para o futuro da nossa cidade”, destaca secretária Tayná Galindo

Trindade realizou, na manhã desta quarta-feira (26/11), mais uma edição da Virada Ambiental, campanha anual de mobilização para o plantio de espécies nativas — especialmente do Cerrado — com foco na conscientização ecológica, conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade ambiental.

O evento é organizado pela Prefeitura de Trindade por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Iniciada em 2019 pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a ação tornou-se um projeto de extensão que reúne municípios, escolas, organizações da sociedade civil e voluntários de Goiás, de outros estados e de outros países.

Em Trindade, a expectativa é ultrapassar o plantio de 9 mil mudas neste ano. Somadas às ações realizadas ao longo da gestão do prefeito Marden Júnior, o município alcançará mais de 50 mil árvores plantadas.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Meio Ambiente, Tayná Galindo, recebeu a primeira-dama do município, Dorinha, o vice-prefeito Juan Darrot, os secretários municipais Sérgio Sanches (Educação) e Rouane Azevedo (Assistência Social), madrinha da educação.

Alunos da rede municipal participaram do plantio de mudas de árvores nativas no Parque Municipal Maria Pires Perillo, o que marca oficialmente o início da campanha em Trindade.

Segundo Tayná Galindo, o município amplia ações voltadas à recuperação ambiental. “Plantar mudas nas nascentes e em áreas de preservação permanente é fundamental para garantir a recarga hídrica, proteger o solo e preservar o Cerrado. Cada árvore contribui para o equilíbrio ambiental e para o futuro da nossa cidade,” destacou.

A primeira-dama Dorinha ressaltou o envolvimento da comunidade e do setor produtivo. “Cuidar da natureza é um compromisso de todos nós. Aqui em Trindade, temos construído esse trabalho com o apoio das empresas do município e com a participação das famílias. Fortalecemos uma rede que transforma e protege nossos espaços,” afirmou.

O vice-prefeito Juan Darrot também enfatizou a importância das parcerias locais. “As ações de prevenção e preservação ambiental só são possíveis graças à união entre o poder público e a iniciativa privada. Essa colaboração garante resultados duradouros e reforça o compromisso de Trindade com o desenvolvimento sustentável,” disse.

Todos os anos, a Virada Ambiental percorre diversos setores da cidade. Promove limpeza, plantio e atividades educativas de conscientização.

O lançamento estadual da edição de 2025 ocorreu na manhã de terça-feira (25/11), e alcançou a marca de 220 municípios participantes — quase 90% do território goiano. A expansão para outros estados acontece por meio de novas parcerias institucionais. A iniciativa segue consolidada como tradição local e exemplo de mobilização ambiental coletiva.