Capacitação sobre nova legislação, que passa a vigorar em 2026, é organizada pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria da Fazenda. Curso é ministrado pelo presidente do Conselho Tributário Fiscal e professor Lucas Morais
Servidores do município participam, nesta segunda-feira e terça-feira (19/20/01), de um curso sobre a nova legislação tributária, que passa a vigorar em 2026. A capacitação é organizada pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria da Fazenda.
O curso está sendo ministrado pelo presidente do Conselho Tributário Fiscal e professor Lucas Morais, que também participou do processo de construção da reforma tributária do país. A proposta é simplificar a cobrança de impostos no Brasil e, embora a legislação já esteja em vigor, sua aplicação prática tem início neste ano de 2026.
A reforma tributária reorganiza os tributos sobre o consumo em três principais pilares: a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços (de competência federal); o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços (de estados e municípios); e o Imposto Seletivo (IS). O objetivo é simplificar as regras, padronizar a cobrança e reduzir distorções do sistema tributário atual.
A secretária municipal da Fazenda, Gabriela Alves, destacou a importância da capacitação para os servidores. “Investir em conhecimento é fundamental para qualificar e preparar nossa equipe, garantindo que os impactos da nova legislação sejam compreendidos e aplicados de forma coesa e eficiente”, afirmou.
Durante o curso, o professor Lucas Morais ressaltou o protagonismo do município. “Trindade se destaca por sair na frente, com uma gestão que capacita servidores e se prepara para as novas regras da reforma tributária. Isso torna o município mais apto a acessar novos recursos e a oferecer mais clareza ao contribuinte”, pontuou.
O secretário municipal interino de Indústria, Comércio e Serviços, José Maria — que também representa a categoria dos contadores do município — reforçou a relevância da iniciativa, especialmente para os 10 profissionais da área contábil inscritos no curso. “Serão dois dias de profunda imersão no tema, ao promover qualificação e foco em todos os aspectos da reforma tributária”, destacou.





