Logística foi repensada este ano para dar mais segurança e conforto para os carreiros, os animais que participam e o público que assiste. Um dos pontos é a colocação de serragem para os bois e cavalos não escorregarem. “Amanhã ocorre um dos ápices da Romaria do Divino Pai Eterno. Os preparativos estão todos definidos e as forças de segurança de prontidão para que tudo siga de forma organizada e tranquila”, afirmou o presidente da Sala de Gestão Integrada da Romaria 2022, Rodrigo Bueno

Os representantes de órgãos municipais, da Segurança Pública e da Igreja Católica que fazem parte da Sala de Gestão Integrada da Romaria 2022 fizeram nesta quarta-feira (29/06) uma vistoria no trajeto por onde as Romarias dos Carros de Bois e dos Cavaleiros e Muladeiros vai passar amanhã (30/06).

Este ano, os dois desfiles até o Carreiródromo serão no mesmo dia.  Eles começam com os carros de boi partindo por volta das 7h, depois de ficarem concentrados na Praça da Antiga Cadeia. Às 10h será a vez dos carreiros e muladeiros se concentrarem na Alameda Barro Preto, de onde também seguirão logo após a passagem dos carreiros rumo ao Carreiródromo, onde todos serão abençoados.

O presidente da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022, Rodrigo Bueno, disse que a logística foi toda repensada este ano para dar mais segurança e conforto para os carreiros, os animais que participarem e o público que assistirá.

“Amanhã ocorre um dos ápices da Romaria do Divino Pai Eterno. Os preparativos estão todos definidos e as forças de segurança de prontidão para que tudo siga de forma organizada e tranquila”, afirmou Rodrigo Bueno.

Como parte da logística, ele destacou que até mesmo serragem será distribuída pelos pavimentos por onde haverá passagem de bois e cavalos. É uma forma de prevenir escorregões que possam ferir os animais e os participantes dos desfiles.

Também serão colocadas barricadas nos dois lados de ruas e avenidas para controlar melhor o acesso e evitar acidentes. A Superintendência de Trânsito e a Polícia Militar já definiram vários desvios para assegurar o uso de várias ruas exclusivo dos dois desfiles.

Já haviam chegado em Trindade na terça-feira, mais de 360 carros de boi. A expectativa é que ultrapassem 400 até amanhã, além de aproximadamente 3 mil cavaleiros e/ou muladeiros, segundo levantamento do secretário Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, Juliano dos Reis.

“Amanhã teremos um grande congraçamento entre romeiros do Divino Pai Eterno vindos de outras localidades, os fiéis de Trindade, e os romeiros mais tradicionais que são os carreiros e cavaleiros, então é uma hora de reviver nossa fé”, afirmou o porta-voz do Santuário Basílica, padre Welinton Silva, que participa da Sala de Gestão.

Também integrante, o Tenente-Coronel Gomes, comandante do 22 Batalhão da PM de Trindade, disse que o planejamento da corporação incluiu o mapeamento dos pontos mais críticos junto com a SMT, para intensificar o controle e dar segurança, especialmente nos momentos mais complexos, como no escoamento do desfile”, citou.

Além disso, o policiamento está sendo realizado com um efetivo de 2.000 policiais que na quinta-feira vão contar também com motopoliciamento e polícia montada. O comandante reforçou convite para que a população venha confiante para a Romaria de 2022, a primeira depois da pandemia de Covid-19.

Da parte do Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão de Trindade, destacou 70 bombeiros para o atendimento durante o desfile desta quinta-feira. “O efetivo vai trabalhar na prevenção e no atendimento de eventuais ocorrências”, frisou.

A Polícia Civil também estará a postos. Este ano a instituição escalou 700 agentes para o período da Romaria de Trindade, que começou na sexta-feira, e termina no domingo, ponto alto das celebrações.

Na área do Carreiródromo já está tudo pronto: tendas das forças de segurança, tenda de atendimento de saúde, arquibancadas e grades ao longo do percurso do desfile que passa dentro do Parque Lara Guimarães.