Um passo importante foi dado, nesta quinta-feira (29/07), a caminho de convênio para cooperação em ações ambientais entre cidades limítrofes com Trindade. Foi a assinatura de um protocolo de intenções com o município de Santa Bárbara de Goiás que deve virar convênio já no próximo mês.

O ato foi coroado com a doação das primeiras 300 mudas de Ipê, Aroeira e Angico de um total de 1,2 mil que Trindade vai entregar, junto com o plantio de mudas às margens do Lago Municipal Agnelo Linhares, mais conhecido como Lago da Santa.

Participaram o secretário municipal de Meio Ambiente de Trindade, Roberto Badur, o prefeito de Santa Bárbara, Job Martins, vice-prefeito, Higor Almeida, e secretário municipal de Meio Ambiente daquela cidade, Adão Camargo.

Badur levou uma mensagem do prefeito de Trindade, Marden Júnior, a quem representou, falando do desejo pessoal dele no sentido de que a parceria traga o melhor resultado para os dois municípios.

“Estamos irmanados na solução de problemas comuns à nossa macrorregião”, enfatizou ele. Já o prefeito de Santa Bárbara agradeceu pelo interesse de Marden Júnior em caminhar junto em busca da solução de problemas que afetam ambos os municípios. “Precisamos desse apoio”, reforçou.

Badur explica que as parcerias celebradas se transformarão em convênio após apreciação de projetos de lei pelas Câmaras Municipais de Trindade, onde começa a tramitar na próxima semana a matéria já enviada pelo Executivo, e de Santa Bárbara, assim que o recesso terminar, como prevê Job Martins.

O próximo passo será a assinatura dos convênios que vão envolver ações a respeito do tratamento de resíduos sólidos, doação de mudas e de compostagem preparada no Aterro de Trindade, educação ambiental e infraestrutura sobre estradas de impacto mútuo.

Se os termos forem aceitos, Santa Bárbara poderá, por exemplo, ter acesso ao aterro sanitário trindadense e receber orientação da equipe técnica para ajustar e recuperar o seu próprio lixão atual.

Santa Bárbara, que já foi distrito de Trindade e desfruta com ela de limites importantes, como a Serra da Jiboia, possui hoje cerca de 8 mil habitantes. Assim como a de Trindade, a secretaria de Meio Ambiente local espera, com a integração de esforços, dar algumas respostas que o Ministério Público tem cobrado na área ambiental e que são muito mais onerosas e complexas quando buscadas isoladamente.

As negociações para a ação conjunta também estão adiantadas com o município de Campestre de Goiás e devem avançar para outras cidades vizinhas, antecipa Badur. Ele explica que os convênios que estão sendo preparados envolverão recursos do Plano Orçamentário de cada município.