Entre as medidas práticas imediatas estão a autorização de descarte de entulho em alguns pontos e a coleta seletiva dos 35 maiores geradores de lixo de Trindade. O lançamento da campanha foi em uma escola e faz parte do aniversário de 102 anos de Trindade, comemorados em agosto. “Meio Ambiente é sempre uma prioridade e o envolvimento das crianças gera adultos mais conscientes”, defendeu o prefeito Marden Júnior

A Prefeitura de Trindade lançou nesta terça-feira (23/08) a Campanha Cidade Limpa, que cruza iniciativas para envolver a população e o setor produtivo na destinação correta do lixo com foco em sustentabilidade. Entre as medidas práticas imediatas estão a autorização de descarte de entulho em alguns pontos e a coleta seletiva dos 35 maiores geradores de lixo de Trindade.

O prefeito Marden Júnior participou do lançamento na Escola Municipal Maria Dolores, no Renata Park. A campanha é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Educação. O lançamento integra os eventos da agenda do aniversário de 102 anos de Trindade, comemorados este mês.

“Meio Ambiente é sempre uma prioridade e o envolvimento das crianças gera adultos mais conscientes”, defendeu Marden Júnior.

O próprio prefeito citou para o público presente os pontos principais do folder “Lixo tem lugar certo!” que está sendo distribuído na campanha: Não jogar lixo nas ruas. Colocar adequadamente o lixo em sacos plásticos. Respeitar dias e horários da coleta. Descartar corretamente a água usada para evitar, inclusive, que ela vá para ruas, impactando o asfalto.

Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios e nunca provocar queimadas urbanas também são orientações contidas no material publicitário.

“Temos muita responsabilidade nessa ação, porque são 120 toneladas de lixo recolhidas por dia em Trindade, por isso é estratégico oferecer locais para moradores descartarem dois ou três carrinhos de entulho, diminuindo essa pressão por colocar entulho em qualquer calçada, qualquer lote, qualquer lugar”, completou Marden Júnior.

Já o secretário do Meio Ambiente, Roberto Badur, enfatizou que inicialmente a prefeitura está mapeando as áreas para colocação dos entulhos. Segundo ele, além do morador economizar, o custo operacional também vai reduzir muito se o município recolher o entulho concentrado em pontos específicos da cidade, escolhidos e autorizados pela Prefeitura, ao invés de ser obrigado a fazer uma coleta pulverizada em calçadas ou lotes baldios.

Sobre a coleta seletiva de lixo, ele aponta que 35 grandes indústrias instaladas no município que são as maiores produtoras de resíduos (geração superior a 100 litros diários de lixo), serão as primeiras a serem atendidas com a coleta seletiva.

Outra ação foi o remanejamento de um dos ecopontos para área com maior demanda. O conjunto de lixeiras que estimulam a separação em vidro, papel, plástico e baterias eletrônicas, agora está atendendo a praça do Colégio Estadual Professor Marcilon Dorneles, no Setor Sul, onde a comunidade se mobilizou pelo equipamento.

De sua parte, o secretário de Educação, Sérgio Sanches celebrou o envolvimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino na Campanha. “A Educação é precursora de todos os processos de formação. Cuidar melhor da cidade, destinar bem o lixo produzido pela família, será a mensagem que nossas crianças vão levar para casa”, reforçou. Ele participou acompanhado do diretor da unidade Wallyson Arantes, vários professores da Escola Municipal Maria Dolores e de muitas crianças matriculadas na escola.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Pastor Zeca, os pais do prefeito, a Primeira-Dama, dona Dorinha e o senhor Marden Aguiar, além de diversos secretários municipais também prestigiaram o lançamento da campanha.