Caps AD Renascer e Coração de Mãe disponibilizam acolhimento humanizado, consultas especializadas, equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeira, assistente social, técnica de enfermagem, farmacêutica, nutricionista, educador físico e artesã. Estrutura realiza atividades sociais, fortalecimento de vínculos, palestras, visita domiciliar, oficinas e grupos terapêuticos. Unidade oferta terapias como as psicoterápicas, relaxamento, movimento, convivência, cuidador, artes e auricoloterapia

O morador de Trindade que necessita atendimento em saúde mental, poderá encontrá-lo em um dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do município. A atenção dada aos pacientes inclui consultas com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e uma farmácia de onde eles já recebem os medicamentos (psicotrópicos), necessários para seus tratamentos.

São eles os Caps AD Renascer e Coração de Mãe. Nestes locais, é disponibilizada assistência integral, com acolhimento humanizado e consultas especializadas.

Além das consultas, esses centros disponibilizam equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeira, assistente social, técnica de enfermagem, farmacêutica, nutricionista, educador físico e artesã.

A estrutura realiza atividades sociais, para fortalecimento de vínculos, palestras, visita domiciliar, oficinas e grupos terapêuticos.

O espaço realiza terapias como as psicoterápicas, relaxamento, movimento, convivência, cuidador, artes e auricoloterapia. O trabalho é feito de acordo com a necessidade de cada indivíduo, tendo em vista a reabilitação psicossocial.

O Caps AD Renascer oferece apoio a pacientes que possuem alguma dependência química, como álcool ou drogas. No local, são realizados mais de 1 mil atendimentos rotativos por mês.

A coordenadora do Caps AD Renascer, Rosana Roslyn Rodrigues, pontua que o local tem uma equipe multidisciplinar para fazer esse tipo de atendimento.

“Nós sabemos das dificuldades das famílias que possuem um membro na família que faz o uso de drogas”, diz a coordenadora. A equipe trabalha em prol da recuperação, promoção da saúde desse paciente, reinserção na sociedade, volta ao trabalho e à família. Lutamos pela saúde mental”, destaca Rosana Rodrigues.

Com problemas relacionados à bebida alcoólica, uma das moradoras atendidas no local relata que sofreu bastante com o vício, passou por dificuldades e chegou a ficar internada por dois meses. Depois de ver a preocupação do filho, decidiu buscar ajuda. Há cinco anos recebe atendimentos do Caps.

“Depois que eu comecei a fazer o tratamento aqui eu melhorei”, expressou a paciente. “Eu tomo os remédios, vou dormir direitinho, o que antes não conseguia. Meu filho me acompanha no tratamento com o médico”, diz a moradora.

O Caps Coração de Mãe dá amparo a portadores de transtornos mentais e realiza mais de 1,7 mil atendimentos por mês. De acordo com Letícia Oliveira, coordenadora da unidade, os atendimentos são para moradores com idade acima de 18 anos, portadores de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, causadores de importante grau de debilitação, ou perda de capacidade operativa.

“Aqui é uma unidade de atendimento de porta aberta”, afirma Leticia. “Se o usuário teve uma tentativa de suicídio, se está depressivo ou se já tem um transtorno mental grave e é morador de Trindade, ele procura a unidade. Passa por um acolhimento, consulta com o psiquiatra ou já vai ser inserido nos grupos terapêuticos que a gente tem aqui na unidade”, explica a coordenadora.

Os dois Caps, incluem os mesmos serviços. Também são realizados fortalecimento de vínculos, atividades sociais, palestras, visita domiciliar, oficinas, grupos terapêuticos e outras atividades.

Depois de 12 anosa a receber cuidados, moradora do Setor Maysa relata como o Caps Coração de Mãe mudou sua vida. Segundo ela, antes de iniciar o tratamento para depressão, sofria com fortes crises e se isolava em casa.

“Eu não queria sair de casa, tinha medo de tudo. Não conseguia ver ninguém”, afirma a moradora. “Eu moro em frente a um ponto de ônibus, e sempre que via alguém chegar, trancava tudo e me escondia embaixo da cama, para a pessoa não ver que eu estava em casa. Foi uma coisa muito difícil que passei na vida”, diz.

Nesse período, ela buscou ajuda de um psiquiatra e, durante a consulta, ele a encaminhou para o Caps Coração de Mãe. Hoje, comemora o resultado do tratamento.

“Graças a Deus fui acolhida, e faço tratamento ao longo desses anos. A depressão está controlada”, ressalta. “O atendimento aqui é muito bom. Estou muito feliz. Gosto muito de vir, quando não venho eu acho ruim”, conclui a moradora do Setor Maysa.

O Caps AD Renascer está localizado Rua 09, nº 67, Vila Pai Eterno, a via do Hospital Trindade. Fone: (62) 3506-7058. O Caps Coração de Mãe fica na Rua 6, nº 126, Bairro Santuário. Fone: (62) 3506-7221.