Presidente da Faeg, deputado federal José Mário Schreiner, e prefeito de Trindade, Marden Júnior, junto com autoridades do setor, entregaram as cestas básicas no Parque Lara Guimarães, beneficiando 150 famílias da zona rural de Trindade. Famílias estão no CadÚnico

Cerca de 150 famílias que vivem em chácaras e imóveis na zona rural de Trindade, e que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social por causa da pandemia de Covid-19, receberam cestas de alimentos nesta sexta-feira (26/11). A ação foi o lançamento do programa Agrofraterno em Trindade, realizada no Parque Lara Guimarães.

As cestas foram entregues pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeg/Senar) em parceria com o Sindicado Rural local e a Prefeitura de Trindade, através da Agência de Agricultura e Abastecimento, e da Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Marden Júnior e o presidente da Faeg, deputado federal José Mário Schreiner, entregaram cestas junto com autoridades como a secretária de Assistência Social, Gabriela Alves,  e o presidente da Agência de Agricultura, Esmeraldo da Silva Filho.

“Essa é uma parceria que tem trazido muito para nossa cidade”, afirmou o prefeito de Trindade. Marden Júnior fez referência a cursos e outras atividades que contribuíram para a formação e o desenvolvimento no setor agrícola e citou o projeto para compostagem e hortas urbanas como um deles.

Esse projeto rendeu ao Sindicato dos Produtores Rurais da cidade o 1º lugar no Prêmio Faeg Jovem de 2021, com disputa envolvendo todas as cidades goianas. O trabalho foi desenvolvido com o envolvimento da Agência de Agricultura de Trindade.

O presidente da Faeg definiu o Agrofraterno como “uma cruzada contra a fome” e enalteceu a parceria com a Prefeitura de Trindade. Também fez questão de elogiar a vitória de Trindade no Faeg Jovem.

Dirceu Borges, superintendente do Senar-GO, explicou que a entrega de cestas é uma resposta ao momento. “Se o agronegócio foi muito bem na pandemia, nada mais justo que ele contribuir agora com alimentos a quem precisa”, afirmou.

Produtos

Treze produtos, tais como arroz, sardinha em óleo, feijão, macarrão e café, fazem parte das cestas básicas que pesam cerca de 20 quilos cada. Elas foram entregues para famílias da zona rural que estão com dados atualizados no Cadastro Único dos programas sociais.

Pessoas como Terezinha Maria de Oliveira (foto abaixo), 58 anos, moradora de uma chácara na zona rural, receberam a cesta como um apoio importante. “A situação é crítica, está faltando dinheiro para comprar carne e outros alimentos, então uma cesta dessas é uma ajuda e tanto”, destacou ela.

Morador de uma chácara no distrito de Santa Maria, Ivo Moreira Campos era outro a citar que uma cesta básica ajuda a economizar para cobrir outros gastos.

Altamiro Alves, presidente do Sindicato dos Produtores, agradeceu Marden Júnior pelo “zelo do seu secretariado”, citando Esmeraldo e Gabriela. “Desde janeiro temos feito parcerias positivas”, confirmou Esmeraldo. A secretária agradeceu a parceria que levou à doação das cestas básicas.

Também participaram os vereadores Maurinho de Paula e Pastor Zeca, o vice-prefeito Pastor Alcione, e o prefeito de Santa Bárbara de Goiás, Job Martins, entre outras autoridades locais e das cidades vizinhas a Trindade.