“Tivemos de retirar as árvores antigas que estavam danificadas e oferecendo risco, esperar o período de chuvas e, agora, revitalizar, mas não apenas essa área, onde iniciamos hoje, como também vários outros pontos de Trindade”, anunciou o prefeito. Secretário de Meio Ambiente Roberto Badur disse que são 5 mil mudas até novembro e 35 mil mudas para plantio no período chuvoso de 2022

A prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início nesta quinta-feira (21/10) a um projeto de revitalização de áreas públicas com o replantio de mudas de árvores apropriadas à região, como Chuva de Ouro, Quaresmeira, Jacarandá, Oiti e Ipê.

Só em novembro, a estimativa é de que 5 mil mudas sejam plantadas ou replantadas em praças, ilhas, vias e outros locais públicos da cidade. Em 2022 serão 35 mil mudas, hoje em fase de cultivo no viveiro da prefeitura.

O prefeito Marden Júnior lançou a ação fazendo o plantio de uma Chuva de Prata e uma Quaresmeira, as primeiras mudas replantadas no entorno da Praça Helon Gomide, no Setor Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Lá funciona a sede da Secretaria de Municipal de Saúde.

Em março, foi feito um diagnóstico técnico nas árvores plantadas no local, que eram do tipo Ficus, uma árvore cujas raízes crescem lateralmente, com grande poder destrutivo em áreas residenciais. Como a maioria estava podre por dentro, oferecendo ameaça a pessoas, carros e casas próximas, a prefeitura realizou a remoção e aguardou o período chuvoso para fazer o replantio de mudas apropriadas.

“Tivemos de retirar as árvores antigas que estavam danificadas e oferecendo risco, esperar o período de chuvas e agora revitalizar, mas não apenas essa área, onde iniciamos hoje, como também vários outros pontos de Trindade”, informou o prefeito.

Secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur destacou que a queda de árvores registrada nos últimos dias nas imediações da Praça Helon, prova que a ação emergencial da prefeitura, em março, evitou que o mesmo acontecesse naquele local. Isso poderia ter causado danos materiais mas também vítimas, já que, além de estar em uma região populosa, a praça é bastante acessada por cidadãos que procuram a Secretaria de Saúde a pé.

“Março era uma estação seca, imprópria ao replantio, então fizemos uma retirada emergencial e, agora, no momento certo, estamos revitalizando esta área, como forma simbólica de iniciar um projeto maior, de replantio de mudas em vários pontos de Trindade”, afirmou.

Ele ainda acrescentou que as 5 mil mudas já estão prontas e vão ser usadas na revitalização das áreas públicas do final de outubro até novembro. Enquanto isso, as mudas para plantio a partir do período chuvoso de 2022, estão sendo cultivadas para terem a maturidade necessária para o plantio no próximo ano.

Convidada para participar da atividade, a aposentada Maria José Gontijo, estava muito agradecida pela ação municipal. “Isso representa vida nova e feliz, com sombra e alegria”, resumia ela, que reivindicava o replantio.

Vizinha do local há quarenta anos, a dona de casa Geni Roque Vieira, também foi até o evento de lançamento da ação municipal, para cumprimentar pessoalmente Marden Júnior e a equipe pela remoção das antigas árvores e pelo replantio de novas. “As árvores estavam muito velhas, caindo já, por isso a gente queria tanto uma nova arborização como essa que estão iniciando e que vai ficar mais para os nossos filhos e netos, para o futuro”, celebrou.

Representando a Câmara Municipal de Trindade, esteve o vereador Marco Ferreira que resumiu a revitalização do local em “esperança de dias melhores, já que a natureza responde positiva a ações positivas”.

O secretário de Saúde, Rogério Taveira disse que a retirada das árvores em março foi um alívio para os servidores da Prefeitura e para a população devido ao risco. Segundo ele, um replantio “sem ser feito a toque de caixa”, demonstra o cuidado da gestão em preservar o interesse público.

O procurador-geral do Município, Sérgio Ferreira, assistiu a rápida solenidade junto com as demais autoridades, entre as quais o secretário de Infraestrutura e de Serviços Públicos, Luís Felipe, que é parceiro da Secretaria do Meio Ambiente no trabalho de revitalização que teve início.