Prefeitura mantém doses de quatro marcas de imunizantes contra a Covid-19 e está vacinando sem necessitar de agendamento em todas as UBSs. As doses infantis para até 5 anos são esperadas para esta semana e serão aplicadas em dois pontos de Trindade. Já a testagem continua no Parque Lara Guimarães de 8h às 12h e durante 24 horas na UPA  e no Hetrin. Trindade já aplicou 286 mil doses desde o início da campanha de vacinação

Neste início de ano a vacinação contra a Covid-19 está sendo incentivada nas unidades de saúde de Trindade, onde estão disponíveis doses para primeira, segunda ou doses de reforço para adultos em todas as UBSs, das marcas Pfizer, CoronaVac, Jansen e AstraZeneca. Já foram aplicadas pela Prefeitura de Trindade, 286.000 doses de vacinas contra a Covid-19, entre primeira, segunda e dose de reforço, desde 19 de janeiro de 2021.

O diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, Leonardo Izidório, destacou que hoje a vacina de Covid-19 é um imunizante de rotina, dentro do calendário, junto com as outras vacinas. “Em Trindade não é preciso nem agendar mais”, acrescentou.

Na sexta-feira (13/01), Alessandra Nogueira de Aguiar, por exemplo, levou a filha Rafaela, de 7 anos, para tomar a dose de reforço da Covid-19 na UBS do Centro. A mulher enfatizou a importância da imunização da filha para proteger a própria menina e o restante da família.

O diretor citou que a Prefeitura mantém o Programa Vacina em Casa beneficiando as pessoas acamadas ou que não consigam se deslocar até a unidade de saúde, com doses do calendário, inclusive contra Covid-19, aplicadas na residência. Interessados podem agendar pelos telefones 3506-7066 ou 3506-1629. Ele alerta apenas que só pessoas acima dos 30 anos de idade podem receber o segundo reforço (4ª dose).

Por outro lado, o diretor alerta para a necessidade de as pessoas sintomáticas continuarem testando, informando que a procura caiu no principal ponto de testagem de Trindade, o Parque Lara Guimarães.

“A testagem cai com o desaparecimento dos sintomas, e isso é uma situação típica dos ciclos da Covid”, explica. “Antes de novembro passamos seis semanas sem testar ninguém positivo, a partir de novembro até dezembro aumentou o número de casos, que já diminuiu novamente nas duas semanas de janeiro, mas isso não significa que o vírus não está circulando ou que vamos parar de testar”, sublinha Leonardo Izidório.

No Parque Lara as equipes da Secretaria Municipal de Saúde atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Em outros horários, é possível testar na UPA (entre os setores Cristina e Soares) e no Hetrin (Jardim Primavera) que funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

“Mesmo vacinado, protegido, se você estiver em aglomeração, use máscara e, se estiver com sintomas, venha fazer o teste”, convida ele.

Vacinação infantil

Já para crianças menores, a expectativa é de chegada esta semana em Trindade da remessa destinada à cidade das novas doses recebidas pelo Ministério da Saúde. O ministério divulgou a entrega de 754 mil doses na última semana. A imunização infantil será na UBS do Jardim Primavera, na Região Central, e na UBS do Jardim das Oliveiras, na Região Leste.

Serão aplicadas doses da Pfizer Baby e da Coronavac em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Acima de 5 anos serão doses especiais para adolescentes até 17 anos de idade.