Homens e mulheres ouviram palestras e orientações focadas na prevenção ao suicídio, dentro da programação do Setembro Amarelo da Prefeitura de Trindade. Secretaria de Assistência Social esteve à frente de vários eventos do mês dedicado internacionalmente a alertar para a questão que, cada dia mais, deixa de ser um tabu

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do setor Laguna ficou lotado na tarde desta quinta-feira (29/09) durante mobilização para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. O evento faz parte da programação da Prefeitura de Trindade, organizada pela Secretaria de Assistência Social, sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado internacionalmente a esta mobilização.

Homens e mulheres, a maioria adultos, ouviram a explanação da psicóloga Ana Paula Jardim sobre a necessidade de identificar os sinais que podem levar alguém a atentar contra a própria vida. “Hoje estamos falando de um tema que não está mais totalmente cercado de tabus, as pessoas já compreendem que devem pedir e oferecer ajuda para evitar um suicídio”, pontuou.

A abordagem visa ir além da ajuda imediata, já que os Cras fazem parte da rede de acolhimento e prevenção ao suicídio, “mas também criar multiplicadores”.

Uma dessas pessoas é Abadia Vicente de Oliveira, vizinha e antiga frequentadora do Cras Laguna. “Tenho uma filha com distúrbio emocional em tratamento, então essa palestra vai me ajudar a lidar melhor com a situação”, explicou ela.

A coordenadora do Cras, Eliane Zago, destacou a importância de a unidade abrir suas portas para dar orientação às famílias da região, muitas das quais já atendidas pelo Serviço Social. Ela enfatiza que o Setembro Amarelo organizado no Cras Laguna “busca valorizar a vida”.

Este mês a Prefeitura de Trindade realizou várias palestras e mobilizações focadas na prevenção ao suicídio envolvendo também a Secretaria Municipal de Saúde.