Curso é realizado para profissionais da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), do 3º e 4º anos. Secretário municipal de Educação, Sérgio Sanches pontua que, apesar de já existir um trabalho de inclusão nas escolas, é importante sempre buscar melhorias no setor, dessa vez tendo como tema transtornos de aprendizagem

A Prefeitura de Trindade promoveu, nesta terça-feira (17/01), formação para 90 professores municipais sobre diversidade e inclusão nas escolas. O curso aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal. O objetivo foi levar conhecimento aos educadores e convidá-los à reflexão para superar dificuldades.

O curso foi realizado para professores do 3º e 4º anos e da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sanches, pontua que, apesar de já existir um trabalho de inclusão nas escolas, é importante sempre buscar melhorias neste setor, dessa vez tendo como tema os transtornos de aprendizagem.

“Temos aqui mais uma etapa de formação dos nossos professores. A gente precisa de um mundo inclusivo e a escola não pode ficar à margem disso. Aliás, é o local de construção de conhecimento e de formação do indivíduo”, afirma Sanches.

Ainda de acordo com o titular da pasta, ao longo da formação são abordados diferentes tipos de transtornos de aprendizagem e a importância do professor na sala de aula “para transformar o nosso mundo, para que se torne cada vez mais inclusivo”.

A coordenadora da equipe multifuncional da Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que o encontro entre os professores é principalmente para discutir e traçar estratégias que atendam com mais qualidade as crianças que têm transtornos e dificuldade de aprendizado.

Uma fonoaudióloga foi convidada para falar sobre impactos e estratégicas pedagógicas que os professores podem traçar para sanar as dificuldades das crianças.

Entre os educadores que receberam o curso, Janaina Vaz, professora na Escola Municipal Cirandinha, disse que a formação foi muito importante para discutir entre os colegas profissionais suas vivências, compartilhá-las e, assim, melhorar o trabalho na prática.

“Essas oportunidades que o prefeito Marden Júnior nos dá são muito importantes porque, por mais que se estude, quando você aprende e compartilha conhecimento é bem mais significativa a aprendizagem. Somos professores e conhecemos o benefício que isso traz para a gente”, conclui Janaina Vaz.