Prefeitura de Trindade, Governo do Estado e Igreja Católica divulgam calendário de eventos e medidas sanitárias e de segurança para vigorar  durante realização da Romaria do Divino Pai Eterno de 2022. Evento volta a ser presencial após dois anos devido à pandemia de Covid-19. Prefeito Marden Júnior salienta que hoje ninguém está internado por causa de Covid em Trindade e apela que romeiros venham com cartão de vacinação em dias para as celebrações deste ano

 

Prefeitura de Trindade, Governo do Estado de Goiás e Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), anunciaram nesta quarta-feira (25/05) suas programações para a Romaria do Divino Pai Eterno que vai de 24 de junho a 3 de julho próximos.  A edição de 2022 está sendo preparada para um público que pode chegar a 5 milhões de pessoas durante os dez dias (tópicos ao final).

Para a primeira Romaria presencial após a pandemia, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, vai inaugurar o Parque dos Romeiros, uma área adjacente à GO-060 que será entregue de forma permanente para acolher fiéis rumo a Trindade também fora dos eventos tradicionais.

O local vai abrigar a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), socorristas, ponto de vacinação, entre outros serviços já este ano. A obra da primeira etapa está em andamento.

Esta é uma das definições anunciadas para garantir aquela que deve ser a maior Romaria do Divino Pai Eterno da história de mais de 180 anos do evento, em número de participantes. Marden Júnior acredita em mais de 4 milhões de romeiros nos dez dias – “mas estamos preparando Trindade para receber 5 milhões”, confirmou ele em entrevista coletiva na Afipe.

 O prefeito anunciou ainda a divulgação de uma campanha para sensibilizar todas as pessoas que pretendem participar da Romaria deste ano a “atualizarem seus cartões de vacina antes de virem para Trindade”, buscando especialmente a imunização contra a Covid-19, mas também contra a gripe e outras doenças infectocontagiosas imunizáveis.

“Hoje não há nenhum paciente internado por causa de Covid-19 em Trindade”, citou. Confirmou ainda que, mesmo estimulando especialmente que as pessoas venham já protegidas pelas vacinas, vai ser ofertada vacinação em parceria com o governo do Estado durante a realização da Romaria.

Além disso, citou Marden Júnior, o município vai colocar 120 fiscais de posturas atuando este ano nas ruas de Trindade. Também vai mapear e criar rotas internas para direcionar o trânsito. Até mesmo redefiniu o dia de realização de dois eventos que atraem multidões todos os anos, os desfiles de Carros de Boi e de Muladeiros, que em 2022 serão na mesma data.

 

As determinações municipais são tomadas pelas secretarias em conjunto com a Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022, instalada pela prefeitura no Centro Administrativo, e que se reúne semanalmente, trocando informações e definindo as melhores estratégias. Órgãos municipais e estaduais fazem parte da Sala.

 

Segurança

O governo do Estado, informou na Afipe o Diretor da Goiás Turismo, Gustavo Farias, fará, através de diferentes órgãos estaduais, o repasse de aproximadamente R$ 1 milhão e 300 mil para apoiar a realização da Romaria de 2022, “entre órgãos públicos e Igreja Católica”.

Ele falou da grande colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil escalados para garantir a segurança durante a festa, e do envolvimento de outros órgãos estaduais, como OVG, no acolhimento na GO-060; e a Saneago, que vai garantir água potável em cinco pontos mais um caminhão pipa.

O diretor destacou também a realização de um mutirão no dia 28 de maio para intensificar a vacinação de pessoas contra a Covid-19, contribuindo com o bloqueio da pandemia em Trindade.

Missas

Os padres João Paulo Santos e João Bosco de Deus, respectivamente Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno e pároco da Igreja Matriz de Trindade, apresentaram a programação da Igreja Católica para a Romaria de 2022.

O tema da novena deste ano é “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”. Na interpretação dos dois religiosos, “um chamado ao recomeço depois de dois anos de perdas e sofrimento”. Ambos reforçaram que os fiéis devem ser responsáveis nos cuidados de prevenção à Covid-19.

Somando a programação religiosa diária, serão 9 alvoradas festivas e 9 procissões da penitência, mais de 120 missas, 18 horários para confissões apenas na Basílica e na Matriz e 18 horários para batizados, além de 36 novenas.

Na programação especial se alternam quase 60 outros eventos e horários, tais como Romaria dos Militares, que abre o calendário, às 6h do dia 24 de junho; passando por missas em diversos dias, locais e horários; diferentes romarias e bênçãos de motociclistas, ciclistas, carros de boi, muladeiros e cavaleiros; alvoradas, procissões, entre outros, até o domingo 3 de julho, ponto alto e último dia oficial do evento.

Cuidados com a saúde na Romaria 2022

  • A Prefeitura de Trindade recomenda:

Que os visitantes atualizem seus cartões de vacinação contra Covid-19, H1N1 e outras vacinas antes de virem para Trindade

Que idosos e pessoas com comorbidades usem máscara facial nas celebrações com aglomeração, especialmente em ambiente fechado.

Recomenda ainda, o uso de álcool 70% para higienização de mãos e objetos, sempre que possível.

Haverá vacinação em parceria com o governo do Estado para quem ainda não tiver atualizado o cartão de vacinação.

Vacimóveis: prefeitura vai colocar doisvacimóveis, veículos estruturados com equipes e imunizantes para atuar emdiferentes pontos durante a Romaria de 2022, sendo um deles em parceria com oGoverno do Estado.

Desfiles de Carreiros e Muladeiros – Este ano estão concentrados no mesmo dia, quinta-feira (30/06).

  • Carreiros – concentração a partir das 7h00 na Praça da Antiga Cadeia, seguindo em romaria até a Igreja Matriz.
  • Muladeiros e cavaleiros – concentração na Alameda Barro Preto, saindo logo após o término do desfile dos carreiros, por volta das 10h00
  • Shows – Haverá shows em 2 dias. O ingresso será a doação de 2kls de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e açúcar) que serão entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social a famílias de Trindade em situação de vulnerabilidade econômica.
  • Sexta-feira 01/07 – Diego & Arnaldo e Guilherme & Santiago
  • Sábado 02/07 – DJ Wan Baster, e Cleber & Cauan

Parque dos Romeiros: está sendo criado este ano e será implantado definitivamente, próximo do Parque Ville Quaresmeira. O asfaltamento da primeira etapa está previsto para esta semana.

Esta etapa vai abrigar a Barraca da OVG, a estrutura de acolhimento da Prefeitura que funcionará 24 horas, e os demais órgãos estaduais envolvidos no atendimento da população em 2022.

Infraestrutura – Trindade está sendo preparada para receber 5 milhões de pessoas durante os dez dias da Romaria de 2022, conforme previsão da área de Segurança Pública.

  • O Portal da Fé, na entrada da cidade, terá a iluminação revitalizada. Também serão revitalizados os calçamentos em frente à Basílica, e avenidas Raimundo de Aquino e Manoel Monteiro.
  • Durante os dez dias da Romaria, as equipes de limpeza serão escaladas para dois turnos todos os dias.

Segurança – A prefeitura vai oferecer estrutura para as forças de segurança.

  • Tendas serão fixadas para equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar contribuindo para o atendimento rápido e eficaz às intercorrências.

Superintendência Municipal de Trânsito –

  • Está definindo as rotas para absorver o público estimado este ano.
  • Está buscando apoio da Goinfra para desviar fluxo de caminhões vindos pela GO-469, Abadia de Goiás, evitando travar o trânsito na região mais central durante os dez dias da Romaria.

Barracas

  • Esta semana a Prefeitura divulga decreto municipal definindo cadastro de veteranos e novatos para aluguel dos pontos comerciais durante o período da Romaria 2022.
  • Decreto vai ter o calendário, local, valor dos alugueis para os interessados em se cadastrar.