“Nós temos conseguido de fato buscar a independência da saúde de Trindade, as estruturas estão sendo construídas, finalizadas, ou já instaladas e aqui tudo é feito contando com parcerias. Devemos cada vez mais investir e a saúde não espera, tem todo um contesto que vai valorizando e colocando a saúde de Trindade como referência no estado de Goiás”, pontuou o prefeito de Trindade, Marden Júnior

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (07/06), o 1º Encontro de Formação e Capacitação para todos os servidores da pasta. Na ocasião, a saúde municipal recebeu 3 emendas parlamentares, que somadas chegam ao valor de R$ 11,6 milhões. O evento aconteceu no CineTeatro Afipe.

O deputado estadual, Cristiano Galindo, entregou uma emenda no valor de R$ 6,6 milhões, a deputada federal, Silvye Alves, entregou uma emenda de 3,5 milhões e o deputado federal, Zacarias Calil, entregou uma emenda no valor de 1,5 milhão, todas as emendas parlamentares foram destinas para a área da saúde no município.

Na ocasião o prefeito de Trindade, Marden Júnior, destacou que Trindade tem crescido muito e chega a adquirir independência quando se trata de saúde. Atualmente os moradores não precisam se dirigir para outros municípios, como Goiânia, para a realização de determinados procedimentos, podendo realizá-los dentro da cidade. E isso se deve aos investimentos e às parcerias.

“Nós temos conseguido de fato buscar a independência da saúde de Trindade, as estruturas estão sendo construídas, finalizadas, ou já instaladas e aqui tudo é feito contando com parcerias. Devemos cada vez mais investir e a saúde não espera, tem todo um contesto que vai valorizando e colocando a saúde de Trindade como referência no estado de Goiás”, pontuou Marden.

A emenda de R$ 6,6 milhões, entregue por Cristiano Galindo será destinada ao Programa Fila Zera, zerando as filas de espera para cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, ginecológicas, cirurgias-gerais e de varizes.

“Destinar emendas é importantíssimo para os municípios goianos, para que a população seja bem atendida. A Prefeitura de Trindade sempre teve muito zelo com esses recursos e eu tenho certeza que quem vai sentir na pele será a população trindadense”, afirmou Cristiano.

Além do valor investido na saúde do município, o deputado Zacarias, que também é um médico-cirurgião pediátrico, renomado e conhecido no país por cirurgias de separação de gêmeos siameses, realizou uma palestra abordando temas sobre a saúde pública, seus desafios e as melhores práticas para enfrentar as demandas do dia a dia.

Após o evento, as autoridades presentes se dirigiram para uma visita à obra do Centro Municipal de Diagnóstico Médico. A estimativa é de que o local realize cerca de 5.600 procedimentos por mês na unidade. E contou com a contribuição de emendas parlamentares de Calil, sendo R$3,5 milhões para construção e agora mais R$1,5 milhão para mobiliário.

“A importância que isso representa hoje no nosso estado, porque trindade é um polo. Nós temos que investir na saúde e investir principalmente nas ações básicas de saúde, para evitar que as situações graves ocorram e para fazer com que a população tenha uma qualidade de vida melhor, e um exemplo é aqui”, declarou Calil.

Em meio aos anúncios de benefícios para esta área tão importante, o secretário municipal de Saúde, Gustavo Queiróz, relembrou todas as ações feitas e o progresso que o município teve até chegar aos dias atuais. E pontuou que muitas obras, que estão prestes a serem inauguradas irão acrescentar neste quadro.

“Nós também estamos aqui para prestar contas de todo o trabalho realizado, onde em dois anos de pandemia muita coisa foi realizada e agora 2023 e 2024, nós estamos realizando grandes obras estruturantes”, disse Gustavo.