Secretaria de Meio Ambiente leva educação ambiental para dentro da sala de aula

O Colégio Estadual Esmeraldo Monteiro, em Trindade, recebeu nesta segunda-feira (25/11) uma palestra sobre educação ambiental ministrada pelos biólogos Paulo Henrique Mesquita e Vanderleia Alves, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A iniciativa, voltada para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, abordou a importância do bioma Cerrado, sua rica fauna e flora e a necessidade de conservar os recursos naturais.

“Foi uma oportunidade especial de dialogar com os alunos, que têm se dedicado ao tema ao longo do semestre letivo”, afirmou Paulo Henrique. “Compartilhamos conteúdos que integram o projeto ‘Escola no Parque’, aproximando os estudantes das questões ambientais por meio de uma abordagem diferente”, completou o biólogo.

Durante a palestra, os alunos aprenderam sobre as características do Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul e berço das águas do Brasil. O bioma abriga uma grande diversidade de espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas, ou seja, que só existem nessa região.

“É fundamental que os jovens compreendam a importância de preservar o Cerrado, um bioma tão rico e ameaçado”, destacou Paulo Henrique. “A educação ambiental é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e engajados na defesa do meio ambiente”, concluiu.

A palestra no Colégio Estadual Esmeraldo Monteiro faz parte do projeto “Escola no Parque”, uma iniciativa da Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que visa promover a educação ambiental e aproximar os estudantes da natureza.

“O Prefeito Marden tem nos incentivado a investir em projetos como este, que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e para a construção de um futuro mais sustentável”, afirmou Paulo Henrique. “Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população”, finalizou.