Programação da Prefeitura de Trindade começou pela Região Leste, com festival de jogos e brincadeiras de rua. Cerca de 100 crianças participaram no Dona Íris 2 da iniciativa de terça-feira, primeiro dos seis dias de eventos dedicados às crianças trindadenses. Programação também tem rua do lazer com brinquedos, maratonas e corrida de bike. “Queremos dedicar esse mês a todas as crianças”, pontuou a secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins

Em Trindade tiveram início, nesta terça-feira (11/10), os festejos pelo Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12/10), também Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A primeira programação da Prefeitura foi no Setor Dona Íris 2, com um animado festival de jogos e brincadeiras de rua.

Cerca de 100 crianças, algumas acompanhadas dos pais, participaram ou assistiram as brincadeiras, como corrida de rua, competição com bola em fila e “guerra” com balões cheios de água, entre outras.

A Secretaria de Esporte e Juventude promoveu o festival em parceria com o vereador Baiano do Esporte. O evento, inclusive, foi realizado em frente à associação que ele conduz junto com familiares, e que presta diversos serviços para a comunidade da Região Leste.

Foi servido lanche ao final da correria que fez crianças pequenas e pré-adolescentes suarem e gritarem de alegria. Equipes de professores da secretaria conduziram os jogos e brincadeiras.

“Queremos dedicar esse mês a todas as crianças”, pontuou a secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins.  “Viemos para o Dona Íris nesta terça, atender as crianças da Região Leste, onde teremos Rua do Lazer no Ginásio do Maísa, e maratoninhas também no Maísa, e no Parque Lara Guimarães, no Centro, além de ciclismo no final do mês”, enfatizou. Todas as atividades serão gratuitas (programação ao final).

Baiano do Esporte festejou com as crianças durante as brincadeiras e ainda doou 100 reais a serem divididos entre ganhadores das baterias de corrida realizadas com as crianças presentes. Ele também incentivou a participação da comunidade durante os outros eventos preparados pela Prefeitura para comemorar o Dia das Crianças.

O pequeno João Miguel, de apenas 4 anos, foi o ganhador de uma das corridas, focada nas crianças até 5 anos de idade. Ele estava tão feliz que mal conseguia falar sobre a vitória.

Gabrielle Sophia, de 12 anos, acompanhada da mãe, Fabiana de Freitas Pires, de 30 anos, também estava contente, mesmo tendo chegado em último na “categoria” dela. Aos risos a garota confirma a máxima de que o importante é competir, “estar na festa”.

Já a mãe destacou a importância de oferecer lazer ao alcance da população. “Que mãe não gosta de ver seus filhos brincando?”, perguntou Fabiana. Ela conta que chamou vizinhas e amigas para levarem os filhos ao festival de brincadeiras.

Além da programação geral oferecida pela Secretaria de Esporte e Juventude, e de iniciativas privadas e filantrópicas, cada escola municipal também tem programação própria em homenagem ao Dia das Crianças no dias e horários que optarem, conforme a Secretaria Municipal de Educação.

Programação da Secretaria de Esporte e Juventude em homenagem às Crianças:

11/10 – Festival de Jogos e Brincadeiras no Setor Dona Íris – das 8h às 11h (livre)

13/10 – Rua do Lazer com brinquedos no Parque Lara Guimarães – das 9h às 16h (livre)

14/10 – Rua do Lazer na Praça do Ginásio do Setor Mayza – das 9h às 16h (livre)

15/10 – Maratoninha Kids Região Leste – 15h30 – Praça do Ginásio do Setor Mayza (inscrever)

16/10 – Maratoninha Kids Centro – 8h00 – Parque Lara Guimarães (inscrever)

23/10 – 2º Rachão Kids (ciclismo infantil) – 8h Kartódromo no Parque Lara Guimarães (inscrever)

Para informações e fazer inscrição para participar das Maratoninhas e do Rachão Kids, é necessário ligar no telefone 3506-7081 (WhatsApp). Nas demais atividades, que não envolvem competição, o acesso das crianças é livre e não exige inscrição.