Nota técnica do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19), divulgada nesta quarta-feira (07/04), revela que, no mês de março deste ano, até o dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, registrou, no acumulado, 7.394 casos confirmados da doença.

Esse dado representa um aumento de 2.300 novos casos no município, contra 553 registrados do mês de fevereiro. Isso se deve, sobretudo, à testagem em massa realizada pela Prefeitura de Trindade. Dos dias 03 a 30 de março, foram testadas 5.965 pessoas para a Covid-19, sendo 1.304 positivos, ou seja, 21,86%.

O GOE destaca que, entre os casos confirmados de Covid-19, no acumulado, 6.614 moradores se recuperaram da doença, o que representa 89,45 % dos casos. Em março, 500 casos encontravam-se ativos, desses 38 (7,60%), necessitaram de internação.

Os demais casos ativos, seguiram em isolamento domiciliar, sendo acompanhados e monitorados por meio das equipes da Secretaria de Saúde, via telefone.

Até a divulgação do balanço, haviam sido registradas 280 mortes pela Covid-19 em Trindade, moradores com idade entre 22 e 96 anos.

Com base nos índices registrados na nota técnica, até o dia 19 de março, quando houve um pico de testes, foram realizados 481 exames. Neste mesmo dia registrou-se maior detecção da doença com 50,52% dos resultados positivos.

Ainda de acordo com a nota técnica, a partir da vigência do decreto 1.434/21, que divide o município em quatro regiões para fazer o escalonamento e o fechamento obrigatório de todas nas quartas-feiras e domingos, houve uma queda considerável de detecção de casos positivos para a Covid-19.

Diante dos indicadores (queda de internações e redução de casos novos positivos no município nas últimas semanas), o GOE recomenda a continuidade das medidas contidas no decreto que indicam maior adesão da população trindadense, no comparativo com decretos anteriores.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, “a adesão ao Pacto Pela Vida, programa de ação implantado pela prefeitura, possibilita a melhora dos índices”.

Leonardo lembra o índice detectado e divulgado pela plataforma Big Data Telcos Covid-19. “Entre os quatro maiores municípios da região metropolitana (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade), obtivemos a melhor posição, com um pouco mais de 50% de isolamento social”, conclui.