Prefeito Marden Júnior enfatizou necessidade de diagnóstico rápido para tratamento precoce de câncer ampliar chances de cura dos pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde. Ala Oncológica do Augusta – Hospital Universitário Dia, vai ser a primeira credenciada em Trindade para atender a população em caso de câncer. Credenciamento vai abranger primeiro consultas, mas unidade já possui equipamentos para quimioterapia

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, participou nesta quinta-feira (15/09) da inauguração do primeiro serviço a ser aberto em Trindade para atendimento de pacientes com câncer pela Rede Municipal de Saúde. Aberta hoje, a Ala Oncológica do Augusta – Hospital Universitário Dia, vai ser credenciada para atender a população de Trindade através da regulação municipal.

O serviço oncológico é um dos únicos de cidades do interior goiano abertos ao atendimento público. A negociação para beneficiar os pacientes atendidos nas UBSs e outras unidades de saúde de Trindade foi conduzida pelo prefeito, o secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, junto à presidente da Associação União de Goyazes, Maria Aparecida Oliveira Botelho, e o reitor da UniGoyazes, Carlos Augusto Botelho.

“Um serviço de oncologia, dando ênfase à prevenção, permite diagnósticos cada vez mais rápidos para identificar o câncer das pessoas também rápido, o que dá oportunidade de tratamento de celeridade, com chance de cura de até 90%”, afirmou Marden Júnior, sobre a cura de alguns tipos de câncer.

Ele ainda sublinhou que a prevenção, através do diagnóstico e do tratamento precoce, também ajuda a própria Prefeitura na medida em que torna vários dos tratamentos oncológicos mais baratos.

“Trindade ganha demais com o início desse serviço de oncologia, do qual somos tão carentes”, afirmou também o secretário Rogério Taveira. Ele destacou que a triagem da regulação municipal ainda vai encaminhar pacientes para consultas com vários outros especialistas e para exames complementares após o credenciamento ter sido concluído.

Já Maria Aparecida Botelho lembrou que o credenciamento vai oferecer serviços no interior do Estado pelo Serviço Único de Saúde (SUS) que antes eram oferecidos apenas em Goiânia.

“Sem a parceria com a prefeitura a gente não teria conseguido tudo isso”, disse a presidente da Associação União de Goyazes, lembrando que pacientes para tratamento clínico em outras especialidades, como clínico geral e oftalmologia, já estão sendo atendidos por encaminhamento da regulação.

Uma das características do novo hospital é atuar privilegiando pacientes desospitalizados, por isso é do tipo “hospital-dia”, atendendo das 8h às 18h, com foco em consultas, exames e procedimentos cirúrgicos que não exijam internação.

   

Na fase atual, o credenciamento para atendimento da rede pública em oncologia vai abranger consultas, mas a unidade já possui equipamentos para a realização de diversos exames preventivos e também para alguns tratamentos oncológicos, como a quimioterapia, que o município poderá credenciar depois.

A ala onde estão estes equipamentos foi apresentada às autoridades que prestigiaram a inauguração. Durante o evento, o diretor do serviço de oncologia, Fabrício Colacino, apresentou também uma unidade móvel para campanhas de prevenção ao câncer e que vai ficar em Trindade até o dia 22 de setembro.

No período, a unidade vai oferecer exames como os que visam o diagnóstico de pequenos tumores em pacientes da rede municipal encaminhados pela Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

O veículo é equipado com aparelhos para diagnósticos variados e é utilizado em Campo Grande (MS), mas vai atuar em determinados eventos em parceria com a Prefeitura de Trindade. Nesta mesma quinta-feira a regulação enviaria dez pacientes para consultas e, se preciso, exames no Augusta ou na unidade móvel.