Prefeito faz balanço durante live e reafirma que contas estão em dia e que manteve o equilíbrio financeiro durante gestões. Todas as despesas foram pagas. “Nossos investimentos, programas e iniciativas implantados modificam para sempre os destinos do município”, disse

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, deixará para seu sucessor, o prefeito eleito Marden Júnior, R$ 80 milhões no caixa do Executivo Municipal, informou ele nesta quarta-feira (30/12) durante live em suas redes sociais. No balanço, reafirmou que as contas estão em dia e que o equilíbrio financeiro foi mantido ao longo das duas gestões (2013-2016/2017-2020). Todas as despesas foram quitadas.

“Nossos investimentos, programas e iniciativas implantados modificam para sempre os destinos do município”, avalia Jânio Darrot. As duas gestões garantiram o equilíbrio fiscal, recuperaram as finanças do município que estavam em situação falimentar, priorizaram os setores de educação, saúde e infraestrutura, garantiram investimentos em obras de dimensão, viabilizaram programas sociais inovadores, valorizaram os colaboradores públicos e implantaram serviços pautados pela eficiência.

Na educação, o número de alunos na Rede Municipal de Ensino saltou de 7 mil para 14 mil. Foram construídas 20 novas salas de aula, inauguradas quatro escolas e oito Cmeis. Trindade foi o único município no Estado a pagar o piso salarial aos professores, com reajuste anual. Ao longo de oito anos foram realizadas eleições diretas para diretores, bem como entregues kits com material escolar e uniforme para as crianças. Todas as unidades passaram por reforma e modernização. O resultado das ações: nossa nota no Ideb cresceu e superou as médias estadual e nacional.

Na saúde, as gestões de Jânio Darrot construíram a UPA 24 Horas e o Centro de Especialidades Odontológicas. Reconstruíram o Centro de Saúde Sizenando. Implantaram dois Centros de Especialidades Médicas. O Centro de Saúde Cristina foi inaugurado. E mais: sete novas UBS, sete academias ao ar livre e duas da saúde nas regiões Leste e Central. No total, 19 unidades foram reformadas, ampliadas e modernizadas. Dois hospitais de campanha foram implantados durante a pandemia de Covid-19. A Atenção Assistida fornece medicamentos especiais a 1.750 pacientes.

No setor de infraestrutura, 37 bairros foram pavimentados. Implantados 2,5 milhões de metros quadrados de recapeamento asfáltico. Construídas dezenas de praças no município. Abertas as principais avenidas, como Goiany Prattes, Padre Pelágio, Tiradentes e Araguaína. A Avenida Raimundo de Aquino foi reconstruída.

Na assistência social são realizados mais de 7 mil atendimentos por mês e, nos três CRAS implantados, cerca de 30 mil. O Centro de Idosos Vila Vida passou por reforma e modernização. O Programa Criança Feliz atende 800 famílias, mensalmente. Durante a pandemia, foram entregues cestas básicas e kit de higiene para famílias mais vulneráveis.

Em busca da vida saudável, as gestões de Jânio Darrot criaram a Agência Municipal de Esportes e lazer. Os setores Palmares, Renata Park e Serra Dourada ganharam ginásios, e mais um está em construção, no Residencial Marise. Os ginásios Amando Grecco e Maysa receberam reforma completa. O Parque Lara Guimarães passou por ampla reestruturação.

Na gestão pública, colaboradores do município sempre receberam pagamento em dia, dentro do mês trabalhado. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos, TrindadePrev, teve sua sede construída e saiu de um saldo de apenas R$ 200 mil e hoje está com mais de R$ 50 milhões. Abertura do Vapt Vupt Municipal nas regiões Central e Leste. Alcançada nota 9,5 no Portal de Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Construído o Centro Administrativo que reúne todas as secretarias que estavam em prédios alugados, o que gera economia de R$ 100 mil mensais.

No setor de Industria, Comércio e Trabalho, foi criado o Polo Industrial Maria Monteiro com 96 empresas em fase de instalação no município. A previsão é gerar mais de 1 mil vagas de empregos.

No setor de habitação, foi implantado o programa de regularização fundiária com entrega de mais de 6 mil escrituras. Existem outras 2 mil em fase final para serem liberadas.

No setor de cultura e turismo, foi reestruturada a Romaria do Divino Pai Eterno, incluindo o desfile de cavaleiros. Criados os festivais Gastronômico, de Cinema e de flores, bem como o encontro de folias. Realizados, anualmente, o Circuito Goiano de Quadrilhas Juninas, Natal e Réveillon na praça. Construção do Centro de Atendimento ao Turismo (CAT). Inaugurações da Casa da Cultura, no Beco dos Aflitos, e da Casa do Artesão, no distrito de Santa Maria. Foi feita a reforma e modernização do Museu da Memória de Trindade. Restruturação das imagens sacras da cidade. Restauração da Via-Sacra com iluminação e construção de passarela. Construção da Passarela da Fé, na entrada de Trindade, bem como reconstrução do Portal da Fé, que estava destruído.

No setor de segurança pública, foi criada a Agência de Segurança Patrimonial. Implantada a Central de Videomonitoramento. Criação da Guarda Municipal, que terá concurso em breve. No setor de Meio Ambiente, construção dos parques Maria Pires Perillo e Hugo Reis.

Entre as iniciativas inovadoras, foi criado e implantado o Programa Mãos Solidárias, parceria entre poder público e iniciativa privada que visa construir ou reformar residências de moradores de baixo poder aquisitivo.

Com o Programa Melhor em casa, 170 famílias são acompanhadas de forma direta pela equipe da Secretaria de Saúde. O Programa Lotes Solidários já alcançou 500 famílias e outras 300 em breve receberão o benefício.

Para saber mais sobre a prestação de contas do Município Clique aqui