Ação promovida pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde de Trindade foi transmitida ao vivo pela página oficial da Prefeitura. “O maior alerta é para que todos os trindadenses entendam que o autocuidado também é prevenção ao câncer”, observou a secretária de Assistência Social, Gabriela Alves
Quais locais em Trindade estão disponíveis para fazer exames de prevenção ao câncer de mama, de colo de útero ou de próstata? Essa foi uma das perguntas respondidas durante a live que fez a transição entre o Outubro Rosa e o Novembro Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.
Disponível na página oficial da Prefeitura de Trindade no Facebook (clique aqui), a live também alertou, explicou, abordou mitos em torno do assunto e informou sobre os diferentes tipos de câncer e a experiência de ter sofrido um na mama.
Outubro Rosa e Novembro Azul são épocas em que os tipos de câncer que mais acometem mulheres e homens são foco de campanhas internacionais de alerta, visando mudar a cultura de acomodação sobre a doença, e incrementar a prevenção.
“O maior alerta é para que todos os trindadenses entendam que o autocuidado também é prevenção ao câncer”, observou a secretária de Assistência Social, Gabriela Alves. Ela se referia a questões como o autoexame das mamas, mas também da consulta regular aos postos de saúde da Prefeitura, para que mulheres e homens chequem sua saúde, prevenindo doenças como o câncer.
Foi justamente um depoimento apontando a identificação precoce que a nutricionista Nadhya Louredo, 33 anos, se dispôs a dar, falando ao vivo sobre o nódulo no seio que detectou no ano passado, e que permitiu um tratamento precoce. “Na minha idade, vivendo uma vida saudável, sem casos na família, dificilmente teria descoberto esse câncer a tempo de tratar se não fosse o autoexame”.
Depois de duas cirurgias e tratamento radioterápico, curada, ela conta o caminho percorrido em escolas, eventos, ou como na live, emprestando sua história para alertar outras pessoas.
O casal de médicos Luciana Lemes Fernandes e Március Linhares Silva, participou da live orientando sobre a importância de buscar as unidades básicas de saúde de Trindade, onde os exames essenciais para a prevenção ao câncer são disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nas UBS, e não nas unidades e urgência e emergência, os pacientes vão encontrar exames, diagnóstico e encaminhamento nos casos de câncer que forem identificados”, enfatizaram ambos.
“Nós nos formamos na Espanha e, quando voltamos, encontramos em Trindade a estrutura ideal com médicos, enfermeiros treinados inclusive para realizar exames, um serviço muito bem integrado”, explicou Március.
Diretor técnico da UPA Dilson de Souza, do HCamp de Trindade e da Atenção Básica de Saúde da cidade, ele representou o secretário Rogério Taveira na live.
Já Luciana, reforçou o que tem destacado em suas palestras sobre a relevância da detecção precoce do câncer “em sua fase pré-câncer”, reduzindo riscos de avanço para situações graves, de metástase, por exemplo.
