Alunos veteranos já iniciaram renovação das matrículas, que segue até dia 30 de novembro nas escolas municipais de Trindade. Já os alunos novatos têm da próxima quarta-feira (23/11) até dia 11 de dezembro para acessar endereço virtual onde estão manual e formulário para solicitar a vaga. Interessados devem indicar três opções de escola e imprimir e guardar comprovante de solicitação de matrícula

As matrículas de novos alunos das escolas municipais de Trindade para o ano letivo de 2023 terão início na quarta-feira (23/11), seguindo até dia 11 de dezembro próximo, exclusivamente pela internet. A matrícula dos atuais alunos começou a ser renovada no dia 10, seguindo até 30 de novembro, nas próprias escolas onde eles já estudam.

No próximo ano, a Rede Municipal de Ensino de Trindade vai ter mais de 14 mil alunos matriculados em cursos classificados como creche, pré-escolar, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Os pais de alunos ou os estudantes novatos devem acessar o endereço http://www.matriculamunicipal.go.gov.br/ que é disponibilizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Estadual de Educação.  No endereço virtual, está o Manual de Matrícula Informatizada da Rede Municipal de Trindade, com o passo a passo para solicitar a matrícula através de um formulário.

Para cadastrar a solicitação de vaga, antes é preciso escolher o município de Trindade, depois preencher o formulário com os dados pessoais do aluno, contatos familiares, curso, série e turno, conforme os critérios exigidos, tais como idade mínima, em cada caso (discriminados no manual). O passo seguinte é indicar (selecionar) três opções de escolas aptas para o curso, a série e o turno desejado pelo aluno.

Depois, é preciso finalizar e imprimir o comprovante de solicitação de matrícula. Este comprovante contém o número da solicitação da matrícula que será utilizado entre 19 e 23 de dezembro para conferir no site em qual unidade o aluno foi alocado, e depois apresentado nas escolas, neste mesmo período, para a finalização da matrícula.

No momento final, o aluno deve comparecer na escola indicada no site com todos os documentos listados no manual, sendo um grupo de documentos para alunos de creches, pré-escolas e Ensino Fundamental e outro para estudantes do EJA.

Dois novos Cmeis serão inaugurados em 2023 pelo prefeito Marden Júnior prevê o secretário de Educação, Sérgio Sanches. Eles vão ofertar vagas para alunos novos, mas não na totalidade de suas capacidades porque inicialmente estas unidades vão abrigar, temporariamente, crianças de Cmeis que estarão em reforma.

Segundo a coordenadora de Matrículas da Secretaria de Educação de Trindade, Rosângela Silva e Souza, o pedido de transferência de unidade dos alunos veteranos vai do dia 23 de novembro até 11 de dezembro.

Opções de escola

A coordenação de Matrícula fará o possível para alocar o aluno na primeira opção indicada. Entretanto, se a demanda para esta unidade for maior que a capacidade de atendimento, o estudante poderá ser alocado em outras instituições de ensino, conforme a 2ª e 3ª opção.

Caso tenha sido informada apenas uma opção, e ela estiver com déficit de vagas, o estudante poderá ser alocado em uma instituição de ensino próxima à 1ª opção.

Em caso de dúvidas, o endereço de e-mail é sme@localhost e o telefone 62 3506-7089.