MUNICÍPIO DE TRINDADE SEDIA XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE


Abertura contou com apresentações de grupos culturais do município

Teve início nesta quarta-feira (25), o XVIII Congresso Brasileiro de Folclore, edição realizada em Trindade, a Capital da Fé do Estado de Goiás. Este evento, reconhecido nacionalmente, celebra e destaca as ricas tradições e o patrimônio cultural do Brasil. A programação segue ao longo desta quinta-feira (26) e nesta sexta-feira (27).

O congresso é uma iniciativa conjunta das comissões nacionais, goiana e trindadense de folclore, com o apoio da Prefeitura Municipal de Trindade e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, participou da abertura do evento e destacou a sua importância para Trindade, local que possui uma abertura cultural muito grande, tendo o turismo religioso um dos pilares na construção da cidade.

“Queremos aqui agradecer a oportunidade de realizar esse encontro nacional, onde nós temos pessoas do Brasil inteiro, representando aqui o que nós temos de melhor que é as nossas tradições, costumes e histórias. Trindade nos seus 103 anos de emancipação política, em seus 183 anos de história, e nós queremos agradecer essa oportunidade única de poder celebrar esse momento, nesta bela ação realizada em prol do folclore do nosso país”, expressou Marden Júnio.

A programação promete uma vasta gama de atividades, mesas redondas e atrações, incluindo: apresentações das tradicionais folias de reis, apresentações musicais e de catira, exposições de artesanato e algumas vistas guiadas. Além de visitações ao Museu da Memória de Trindade, à Casa da Cultura e tour pelas igrejas históricas e modernas da região e outros pontos turísticos.

De acordo com Severino Vicente, presidente da Comissão Nacional de Folclore, Trindade foi escolhida para sediar essa edição do evento devido a sua simbologia, pela grande histórica, cultural e folclórica.

Durante o congresso serão abordados temas como a maior romaria dos carros de bois do mundo, o Museu da Memória de Trindade e à Casa da Cultura, o desfile de muladeiros e apresentações que acontece todos os anos no Carreiródromo da cidade e a imersão na tradição rural com seus costumes caipiras.

O Secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, destaca que essa foi a primeira vez que uma cidade do interior recebe este congresso nacional. “É um motivo de muito orgulho, receber gente do país inteiro, de todo o estado de goiás, até de países da américa do sul, para estar aqui todos esses dias e fazer viva a história de todo o nosso país”, pontuou.

Estiveram presentes na abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Folclore, o secretário Nacional de Políticas Para Quilombolas, Povos, E Comunidades Tradicionais de Matriz Africanas e Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo Santos e o diretor do Departamento de Patrimônio e Imaterial do IPHAN, Deyvesson Gusmão, representando o presidente do IPHAN, Leandro Grass.