Nessa quinta-feira (04/07), Trindade será a capital simbólica do Estado de Goiás durante a Romaria do Divino Pai Eterno. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual trindadense Cristiano Galindo (SD), promove essa mudança.

A solenidade de transferência simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para Trindade está prevista para ocorrer às 7h30, no Carreiródromo Municipal Ada Cyra, durante o tradicional desfile de carros de bois, com a assinatura do decreto pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

A transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para Trindade ocorrerá anualmente, na quinta-feira que antecede a data de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno no município. Essa cerimônia já é tradição em outros municípios, como Rio Verde e a Cidade de Goiás.

Cristiano Galindo afirma que essa transferência da capital de Goiás para Trindade não gera nenhuma despesa para o Estado e reconhece a importância da cidade, que tem um impacto econômico significativo. “No último ano, a romaria movimentou cerca de R$ 40 milhões. Praticamente todos os hotéis estiveram com sua lotação máxima, trazendo oportunidades de emprego e renda para todos os envolvidos com a festa”, declara o deputado.

Romaria de Carros de Bois

A tradicional Romaria dos Carros de Boi 2024 ocorrerá a partir das 09h. São esperados cerca de mil carros de boi na Romaria do Divino Pai Eterno, dos quais 500 estão confirmados no desfile.

O desfile dos carros de bois inicia no Santuário Matriz do Divino Pai Eterno, onde os romeiros recebem as bênçãos e partem em direção ao Carreiródromo Municipal Ada Cyra.

A Prefeitura de Trindade preparou uma mega estrutura para receber os carreiros e o público geral que assistirá ao desfile. O espaço contém arquibancadas cobertas e contará com profissionais da saúde para atender quem precisar de cuidados médicos. As forças de segurança pública atuarão para garantir a tranquilidade dos moradores e fiéis presentes.

A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno é tombada desde 2016 como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Desfile de Cavaleiros e Muladeiros

Após o desfile dos carros de bois, ocorrerá o desfile de cavaleiros e muladeiros. Já se inscreveram para o evento 200 comitivas, totalizando cerca de 4 mil participantes.