NESTE 14/11, DIA MUNDIAL DO DIABETES, SAIBA OS SERVIÇOS OFERTADOS PELA PREFEITURA DE TRINDADE


Município disponibiliza atendimento com equipe de enfermagem, teste glicêmico, aferição de PA, consulta médica, dispensação de medicamentos com farmacêutico, atendimento nutricional e acompanhamento dos pacientes com diabetes ou de indivíduos que necessitam monitorar níveis de glicose sanguínea

O 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, reforça a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.

A Prefeitura de Trindade oferece atendimentos para quem possui diabetes, ao mesmo tempo em realiza ações voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza atendimento com equipe de enfermagem, teste glicêmico, aferição de PA, consulta médica, dispensação de medicamentos com farmacêutico, atendimento nutricional e acompanhamento dos pacientes com diabetes ou de indivíduos que necessitam monitorar níveis de glicose sanguínea.

A doença é causada pela produção insuficiente ou má-absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença.

A médica clínico geral Valquíria Fernandes, da Secretaria Municipal Saúde, destaca que diabetes é a principal causa direta ou indireta de morte relacionada a problemas vasculares como o infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal aguda ou outras complicações.

O controle do diabetes é muito importante para evitar também comorbidades como cegueira, por conta da retinopatia diabética, doença renal crônica, devido à nefropatia diabética, outras vasculites ou insuficiência vascular periférica, conhecidas como pé diabético, e doenças circulatórias gerais.

“O sistema nervoso central é muito sensível ao excesso de açúcar, o que a gente chama de glicemia alta. E com as comorbidades tem a perda da qualidade de vida. O paciente, às vezes, tem que fazer uma amputação ou adquire uma cegueira. Então, o controle dessas medidas é extremamente importante”, afirma Valquíria Fernandes.

As medidas após o diagnóstico da doença são feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio do programa Hiperdia.

A Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que a melhor forma de prevenir é por meio de prática de atividades físicas regularmente, alimentação saudável, evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam outras doenças crônicas, como o câncer.