A Prefeitura de Trindade publica novo decreto municipal, nº 2.205/2021, assinado pelo prefeito Marden Júnior, que entra em vigor a partir deste domingo (09/05). O documento define que todas as atividades econômicas poderão funcionar no município durante os sete dias da semana. A exceção fica por conta daquelas que estão proibidas desde o início da pandemia de Covid-19. O decreto segue orientação do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19) que, após avaliar os índices do avanço da doença no município, determinou a nova metodologia. “O novo decreto municipal prevê uma maior abertura, graças à cooperação coletiva. Os moradores aderiram ao método adotado pela Prefeitura de Trindade e entenderam a importância de se prevenir”, afirma o presidente do GOE-Covid-19, Cristiano Galindo. Todos os estabelecimentos devem funcionar com limitação da capacidade em 40 % e, nos casos onde se utilizam mesas, o máximo permitido é de seis pessoas em cada uma. Bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e similares seguem tendo o funcionamento limitado entre 5h e meia-noite. Deve continuar sendo realizada a aferição de temperatura e disponibilização de álcool 70% para higienizar as mãos. Permanece vedada a entrada de funcionários, consumidores ou clientes sem o uso da máscara que proteja nariz e boca. As atividades que continuam proibidas são: festas e eventos, incluindo os familiares e sociais, mesmo que realizados em residências, tanto na zona urbana quanto rural. Não podem ocorrer reuniões em áreas comuns de condomínios horizontais e verticais, loteamentos fechados ou chácaras de recreio. Também continua proibido o funcionamento de casas, salões de festa e boates. “A Prefeitura de Trindade aumentou o suporte médico e a testagem passou a ser em grande escala”, destaca Galindo. “Para os casos positivos, houve atendimento médico imediato e o acompanhamento cotidiano”, pontua. Ele cita, ainda, o aumento no número de leitos disponíveis e abertura de UTIs semi-intensivas. “Para a população de Trindade, produzimos material gráfico, carros de som com avisos importantes referentes às campanhas da saúde, além de outdoors em toda a cidade”, enumera o presidente do GOE-Covid-19. “Realmente é uma soma de esforços. Tudo isso culminou com a redução dos números de internações e de óbitos, permitindo assim uma maior abertura a partir do decreto que começa a vigorar neste domingo”, conclui ele.