Apenas com recursos próprios, são 10 obras, sendo 2 prontas para entrega e 4 com mais de 60% já concluídos. “Estamos empenhados em promover os necessários avanços dos projetos para que as obras sejam entregues em tempo hábil e com a boa qualidade exigida pela nossa gestão”, destaca o prefeito Marden Júnior. Secretário de Educação de Trindade, Sérgio Sanches, exalta construções que impactam positivamente no ensino

Mais de 20 obras de grande significado para a população estão em andamento atualmente em Trindade. As que são na área da Educação, vão beneficiar entre 5 e 6 mil crianças.

A maioria das obras é de escolas municipais, inclusive Cmeis. Apenas com recursos próprios, são 10 obras, sendo 2 prontas para entrega e 4 obras com mais de 60% já concluídos.

No Cmei Chrystianne Silveira Bueno, no Jardim Decolores, a obra terminou. A unidade que vivia desprotegida, sem muro, agora está toda cercada, com calçada e grama, dando embelezamento e espaço para lazer às crianças.

Na Vila Barro Alto, a Escola Municipal Padre Antão também foi revitalizada e está pronta. O local recebeu pintura nova, ar condicionado nas salas de aula e um depósito. Mas o mais relevante foi a reconstrução total dos banheiros que estavam precários e não tinham acessibilidade.

Conforme a Divisão de Engenharia da Prefeitura, foram construídos 10 banheiros femininos e 10 masculinos com novas pias e espelhos.

São construções que impactam positivamente no ensino, enfatiza o secretário municipal de Educação, Sérgio Sanches. “Elas darão condições estruturais mais elaboradas para o processo ensino/aprendizagem, ou seja, são um avanço significativo para a qualidade do ensino em Trindade”, afirmou.

A obra na Escola Municipal Fonte Boa, no Setor Palmares, por exemplo, deu acessibilidade aos banheiros. Por outro lado, o pátio coberto com telhas termoacústicas é o que mais chama a atenção na construção que está a menos de 35% de ser finalizada.  A unidade ganhou um telhado novo em toda sua extensão, além de uma sala de aula a mais e um arquivo.

Um visual completamente novo também surgiu na Escola Municipal Maria Aparecida Gonçalves Marques, no Jardim Ipanema, onde faltam menos de 10% para que o serviço seja entregue à população. As paredes foram reforçadas e ganharam altura.

As instalações elétricas desta escola, que é bem antiga, foram refeitas, assim como os banheiros e a cozinha. O pátio agora está totalmente coberto, com direito a um pequeno palco e telhas termoacústicas.

Outra escola bem antiga, a Padre Renato, no Setor Bela Vista, está com 65% das obras prontas. Muita coisa precisou ser reconstruída na unidade, como a quadra de esportes, a calçada e o muro.

Algumas salas de aula foram ampliadas e ganharam forro. Foi feita uma sala de informática, o pátio está coberto com telhas termoacústicas e o piso será de granitina. A escola também vai ter banheiros e cozinha novos.

Algumas obras em andamento hoje em Trindade também estão sendo realizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares e/ou convênios com órgãos estaduais ou federais.

Exemplos disso são os Cmeis da Vila Augustus e do Maysa 3, que vão atender, juntos, até 700 crianças, e que tiveram aportes da prefeitura de R$ 1 milhão cada com devolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e a quadra de esportes do Residencial Marise, que estão prontos.

Já a UBS do Setor Ana Rosa, que iniciou no final de 2021, chegou à metade. O Centro de Cultura, no Jardim Ipanema, também avançou bastante nos últimos meses. O anfiteatro que mede 22 metros de comprimento por 12 metros de largura, as salas de aula e de apresentação, bem como o saguão, estão sendo finalizados. A empresa que assumiu a continuidade da obra refez o contrapiso em alguns locais.

A cidade tem muitas outras obras em andamento. Na Vila Pai Eterno, por exemplo, há o Cmei Maria da Conceição Pereira que precisou de uma nova licitação para ter continuidade após o abandono da obra pela construtora vencedora, restando cerca de 40% para o fim.

Também estão em andamento as obras do Parque Ecológico Hugo Reis, do Cmei Cirandinha e, em fase inicial, as obras do Cmei Maria Pedro e das escolas Élcia Campos, João de Deus e Messias Bites Leão, assim como a construção de novo telhado na Escola Municipal Professora Selma, além da reforma das salas de aula da Escola Tabelião, construção de pista de caminhada, e obras de pavimentação asfáltica.