PALESTRA NO CRAS PAI ETERNO CONSCIENTIZA SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Mês é dedicado à campanha nomeada de Faça Bonito – Maio Laranja. Famílias são convidadas a discutir o tema nos bairros onde moram e entre círculo de amigos. Psicóloga Caroliny Rodrigues fala a pais, avós, crianças e adolescentes o que significa o 18 de maio e a necessidade de denunciar casos de abuso e exploração sexual

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Assistência Social, criou uma programação extensa até o dia 18 de maio para discutir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O mês é dedicado à campanha nomeada de Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes, que é também o Maio Laranja.

Nesta sexta-feira (13/05) foi realizada uma palestra no Cras Pai Eterno para famílias que são atendidas no local. O trabalho faz parte da campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”.

A psicóloga Caroliny Rodrigues falou a pais, avós, crianças e adolescentes o que significa o dia 18 de maio e a necessidade de identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É nítida a mudança de comportamento. Alguns ficam mais agressivos ou retraídos, falam muito ou querem ficar escondidos, chorar mais, querem ficar fora de casa”, explicou a psicólogo. “O corpo de cada criança e adolescente responde de alguma forma e a família tem que ficar atenta a esses sinais”, pontuou.

A psicóloga lembra ainda a importância da Prefeitura de Trindade ao realizar ciclos de palestras sobre o assunto. “Nesses momentos temos a possibilidade de repassar informações a pessoas que nem sempre discutem o problema por diversos motivos. Enfim, essas campanhas e orientações mobilizam moradores que passam para outros e criam uma rede de apoio dentro das comunidades”, destacou Caroliny.

A dona de casa Jurema Pires da Cruz Santos faz parte dessa rede. Ela é atendida pelo Cras Pai Eterno há um ano e meio. Tem filhos adultos e cinco netos adolescentes. É a primeira vez que ouve falar sobre o 18 de maio.

“A gente aprende muito e tem que falar também para outras pessoas. Se eu ver também um caso lá perto de casa tem que denunciar. Essa denúncia é secreta, ninguém vai saber que fui eu e vou ajudar várias pessoas”, contou a dona de casa.

Participaram da palestra representantes dos Conselhos Tutelares das regiões Central e Leste de Trindade.

Os conselhos recebem denúncias constantes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “As pessoas ainda são muito leigas, não entende sobre o tema que é tabu dentro das famílias. Encontros como este permitem o recebimento de mais informações para que possamos atender da melhor forma possível os casos que chegam”, disse o conselheiro da Região Leste, Gregory Ribeiro.

O Cras Pai Eterno disponibiliza serviços para cerca de 120 famílias de 38 bairros da região. São aproximadamente 1.400 atendimentos por mês. As palestras da Campanha Faça Bonito abrangem mais moradores de Trindade.

“Nossas famílias precisam saber o que acontece na sociedade e a importância do falar sobre isso nas redes de parentes e amigos. Quando a gente traz instrução, convida a fazerem parte estamos criando um círculo maior de proteção. É um trabalho de formiguinha que dá certo”, disse a coordenadora do Cras Pai Eterno, Ariany Leite.