Secretaria Municipal de Meio Ambiente busca parceria com órgão estadual para guiar fiscalizações dos serviços públicos concedidos em Trindade. Agência Goiana de Regulação divulgou que quer dar mais suporte a municípios e intensificar o diálogo com as prefeituras, que são contratantes de serviços de saneamento básico, por exemplo. “Nosso foco é manter um fluxo de reuniões para guiar melhor a fiscalização de serviços públicos concedidos em Trindade, como ocorre com água, esgoto e energia elétrica”, destacou Roberto Badur, secretário de Meio Ambiente

Uma reunião na última semana buscou estreitar a relação entre a Prefeitura de Trindade e o órgão estadual que fiscaliza serviços públicos concedidos como água, esgoto e energia elétrica, a Agência Goiana de Regulação (AGR).

A reunião contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Badur, e do presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, além de membros do Conselho Regulador e técnicos de Saneamento, um dos setores regulados pela agência e que, no caso de Trindade, tem ligação com a concessão para a Saneamento de Goiás e a sua subdelegatária, a BRK Ambiental.

“Nosso foco é manter um fluxo de reuniões para guiar melhor a fiscalização de serviços públicos concedidos em Trindade, como ocorre com água, esgoto e energia elétrica”, destacou Roberto Badur. Ele sublinhou que a aproximação permitirá o planejamento de ações conjuntas mais eficientes.

A AGR é o regulador oficial desses serviços em Trindade desde 2017 e responsável direta por fiscalizar a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico. Ocorre, observa Badur, que metas não têm sido cumpridas plenamente pela concessionária, que acabou alvo de multa pelo município.

O primeiro encontro ocorreu no formato virtual, no dia 1º/09 com a participação também dos conselheiros da AGR Marcelo Nunes de Oliveira e Natália Maria Briceño Spadoni, além do gerente de Saneamento Básico, Eduardo Henrique da Cunha.

De acordo com o presidente da AGR, a autarquia vai intensificar o diálogo com prefeitos e secretários de Meio Ambiente para dar o suporte que eles precisam para o acompanhamento da execução dos planos municipais.

Ainda segundo a agência reguladora, os encontros com os gestores do saneamento nos municípios passarão a ser mais frequentes, além de uma comunicação mais direta e efetiva para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população em cada localidade.

Wagner Oliveira anunciou que as questões referentes à regulação do saneamento básico serão debatidas num futuro workshop da autarquia.

(imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)