Trindade Inteligente, nome definitivo da plataforma, já tem informações sobre 2.300 ruas e caminha para inserir até 1.000 serviços prestados pela prefeitura de forma interativa. Avanços no projeto, que é um dos destaques na gestão do prefeito Marden Júnior para Trindade se inserir no conceito de cidade inteligente, foram apresentados a secretários e presidentes de agências da Prefeitura nesta segunda-feira pelo coordenador do Sistema, Cristiano Galindo
Secretários e presidentes de agências municipais da Prefeitura de Trindade conheceram detalhes da plataforma de gestão Trindade Inteligente (nome definitivo) que está sendo finalizada para alimentar dados e, no futuro, permitir interatividade com os cidadãos na solicitação e no acompanhamento de serviços. Já é possível visualizar 750 serviços e a expectativa é chegar aos 1.000 serviços inseridos no sistema ainda no primeiro semestre de 2022.
O projeto já tinha sido antecipado pelo prefeito Marden Júnior em reunião de planejamento do secretariado no mês de setembro. Na ocasião ele enfatizou que o sistema tem o objetivo de, no primeiro momento, “organizar, planificar e ampliar os serviços que a Prefeitura presta ao cidadão e, na etapa seguinte, automatizar o atendimento das demandas da população através de aplicativo e do site da prefeitura”.
Nesta segunda-feira, etapas e níveis de participação das áreas que já estão delineadas foram apresentadas no auditório do Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira de Souza, pelo responsável pelo projeto do sistema de gestão, Cristiano Galindo, assessor do gabinete do prefeito. Os presentes viram os caminhos já desenhados e tiraram dúvidas.
Cristiano Galindo falou das fases de alimentação e testes que ainda estão em vigor, e determinou o treinamento nesta terça-feira (07/12) de colaboradores de todos os órgãos municipais que terão acesso inicialmente à plataforma. “Hoje a prefeitura ainda está muito analógica, precisa avançar para o conceito de Smart Cities (ambientes de tecnologia da informação a serviço dos cidadãos)”, reforçou aos presentes.
No processo atual, a platafomra já incluiu dados, por exemplo, de 2.300 ruas de Trindade. Setores foram divididos geograficamente em regiões. Cristiano Galindo explica, por exemplo, que haverá dados e acessos para a UPA, para a Câmara de Vereadores e outros órgãos importantes, a partir de níveis de acesso.
Ele lembrou que a cidade teve experiências positivas com o vídeomonitoramento integrado, os aplicativos para agendar vacinação e testagem de Covid-19 (Trindade com Você) e para fazer a Romaria Digital, além do cadastro de serviços, mas vai avançar muito mais. “Com uma cidade conectada, temos mais fluidez na documentação e menos papel, portanto, há também mais sustentabilidade”.

