Em 2022, a Prefeitura de Trindade vai construir uma praça no Setor Bela Vista para homenagear a mensagem da Caminhada Ecológica, voltada à preservação do meio ambiente em Goiás. No domingo (18/07), o prefeito Marden Júnior deu a informação da homenagem durante encontro com os atletas do movimento.

Os participantes da caminhada vieram a pé até o quilômetro 12 da Rodovia dos Romeiros. Este é o segundo ano consecutivo que, por causa da pandemia de Covid-19, não haverá a tradicional Caminhada Ecológica entre Goiânia e Aruanã, às margens do Rio Araguaia, e que começava por Trindade, iniciando com uma bênção aos participantes.

A caminhada é um projeto do Grupo Jaime Câmara que já teve 28 edições e que tem o apoio da Universidade Federal de Goiás e das prefeituras por onde passam os atletas. Cada cidade entrega um Troféu Jaburu, símbolo da caminhada, aos participantes.

Em Trindade, além da praça, a entrega do Troféu Jaburu também vai ser feita pela prefeitura assim que o evento for retomado, informa o prefeito Marden Júnior.

Todos vacinados contra a Covid, o grupo que veio no domingo bem cedo marchou animado até um dos painéis da Via Sacra para o encontro com o prefeito. Ele afirmou que a praça será uma forma de “eternizar a mensagem belíssima ao povo trindadense, ao país e ao mundo”, sobre a importância de se preservar o meio ambiente, uma preocupação cotidiana de sua administração empunhada pelos atletas da caminhada.

A ideia foi aplaudida pelo coordenador da Caminhada Ecológica, Antônio Celso, que vive a expectativa pela realização da 29ª edição.

A mais antiga entre os atletas, a auxiliar de serviços gerais Rosane Correia e Costa, 59 anos, falou da ansiedade para a próxima caminhada: “Já participo há nove anos. É difícil esperar, mas assim que essa pandemia permitir, nós voltamos”.

Também participaram do encontro com os atletas a secretária de Esporte e Juventude, Luana Cristina, o chefe de Gabinete, Rodrigo Bueno e o presidente da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva, que faz parte da Caminhada Ecológica.