O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, recebeu, nessa tarde de segunda-feira (28/12), o documento “Orientações, Princípios e Concepções para a Estruturação e Organização Pedagógica e Curricular da Educação Infantil”, do secretário municipal de Educação e Cultura, Juan Carlos Freire e da superintendente da pasta, professora Magda Batista.
O documento é normativo com objetivo de criar a identidade da educação infantil em Trindade, definir e nortear as instituições que atendem a etapa, segundo os critérios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996). Propõe práticas pedagógicas significativas, contextualizadas, com experiências e vivências compartilhadas com as crianças e os adultos. Visa articular os saberes e as suas experiências com o patrimônio que a humanidade sistematizou, tendo como princípio uma rede de educação que escuta e respeita as crianças, em suas múltiplas formas de ser e estar no mundo.
Jânio Darrot agradeceu pelo empenho de todos envolvidos na elaboração do documento. “Eu e a Dairdes sempre priorizamos a educação de nossas crianças e adolescentes, com investimentos históricos no setor, com valorização dos profissionais e o pagamento do piso salarial dos professores e ambientes que proporcionem o ensino e aprendizagem dos alunos”, afirma. “O resultado de todo nosso esforço foi a nota do Ideb de Trindade (6,3), superior às médias estadual e nacional”, destaca.
A professora Magda Batista informa que não havia documento curricular da educação infantil no município e que foi na gestão do prefeito Jânio Darrot que foi elaborado sob coordenação das professoras Edilene Fernandes e Silvana Melo, com colaboração da equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e de servidores da rede municipal de educação de Trindade.

