O prefeito Marden Júnior entregou, na manhã de domingo (12/09), uma pista de ciclismo XCO, modalidade Mountain Bike ou Cross Country Olímpico. A pista é pública e ficará sempre aberta aos mais de 1.500 ciclistas amadores e profissionais de Trindade, assim como para receber competições oficiais da modalidade.

A trilha possui mais de 2.500 metros com os obstáculos clássicos desse estilo de ciclismo. A modalidade envolve dificuldades como subidas e descidas próximas de vegetação, pedras, raízes e demais acidentes no terreno que exigem destreza e controle máximos do praticante.

Por falta dessa estrutura, os praticantes de Trindade eram obrigados a recorrer somente às estradas vicinais da região. “É com muita alegria que entrego essa pista a vocês na condição de prefeito e de praticante de ciclismo”, enfatizou Marden Júnior.

Ele disse que espera receber e promover competições nacionais no espaço. Marden Júnior cancelou a cerimônia de inauguração devido à morte do padre Jesus Flores, redentorista de Trindade.

O prefeito fez questão de liberar, no domingo mesmo, a trilha aos grupos de ciclismo que compareceram em massa para o reconhecimento no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Setor Monte Cristo.

A pista tem sentido único e foi aberta em uma área anexa ao CEU das Artes, onde existiam apenas entulhos sob árvores. A aparência, comparável a um depósito de lixo, inclusive, era uma preocupação para os moradores do setor, que desejavam muito a limpeza do terreno.

Segundo a secretária de Esporte e Juventude de Trindade, Luana Martins, foram retirados 15 caminhões de entulho do local onde agora está a pista demarcada e sinalizada com placas de segurança.

Foram colocados cerca de 150 pneus reciclados e dezenas de paletes como parte da obra. “É uma pista que oferece segurança e técnica para os praticantes junto com proteção ao meio ambiente”, frisou Luana Martins.

Ela destacou que crianças e adultos poderão utilizar a trilha livremente, sem necessitar de agendamento. A área poderá ser usada das 7h às 18h, diariamente. Segundo a secretária, a pista de XCO de Trindade é uma das cinco melhores dessa modalidade de ciclismo, em Goiás.

A nova pista é resultado de ação conjunta que também envolveu a Agência Municipal de Turismo e Cultura, que cedeu o espaço; a Secretaria de Infraestrutura, que fez a limpeza da área; a Agência Municipal de Comunicação, que contribuiu com a criação das artes, confecção de placas e na divulgação; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que identificou as espécies de vegetação do terreno e cedeu mudas para o plantio.

Do ponto de vista técnico, a contribuição veio de orientações e parte da mão de obra fornecidas pela Associação Ciclo Trilhos. O presidente da organização, Carlos Prado, esteve no reconhecimento da pista e falou da parceria. “Hoje foi um dia histórico. A união entre a iniciativa privada e o poder público gera esse benefício ao ciclismo”, afirmou.

No reconhecimento da pista, ciclistas, como o empresário do ramo, Thiago Oliveira, do grupo Pedal com Cevada, só tinha elogios para a iniciativa. “Achei tudo perfeito”, resumiu.

No mesmo tom, a funcionária pública e líder do grupo feminino Elas na Bike, Karen Cristina dos Santos Leite, disse que era um anseio ter uma pista de XCO dentro da zona urbana de Trindade. “Somos mais de 150 mulheres ciclistas que se reúnem para pedalar, entre iniciantes e experientes, e essa pista, além de acessível, está muito bem estruturada para nós”, avaliou, depois de percorrer a trilha.