Decreto estabelece risco de crise hídrica e foi assinado no mesmo dia em que foi lançado, com a Saneago, o Projeto Escassez Hídrica. Aliado ao decreto, preocupação é estimular consumo consciente, proteger nascentes e, como complementação estratégica, a criação de 15 lagos para a reserva de água. Os lagos devem ser implantados em três anos. O primeiro vai fazer parte do complexo do Parque Ecológico Hugo Reis, na Região Leste de Trindade, e vai ser entregue ainda em 2022

Foi assinado pelo prefeito Marden Júnior nesta sexta-feira (19/08) um decreto municipal que estabelece risco de crise hídrica em Trindade pelos próximos 90 dias. Também nesta sexta, a Prefeitura deu início ao Projeto Escassez Hídrica, com foco na recuperação de nascentes e criação de 15 lagos em três anos, tudo para reservar água para a cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Badur, destaca que a edição do decreto se tornou necessária diante da repetição do cenário de poucas chuvas e de consumo em alta.

Ele enfatiza que, somente o envolvimento de pequenos e grandes consumidores pode evitar o racionamento de água a exemplo do que ocorreu em 2021. No ano passado, nem mesmo a edição de um decreto parecido conseguiu evitar a medida de controle que atingiu especialmente os grandes consumidores.

O decreto estabelece o uso consciente, cobrando que a população colabore, além de campanha de orientação sobre o uso racional dos recursos hídricos. “Também envolve a Saneago e os grandes consumidores para evitar que cheguemos ao racionamento novamente”, observou ele.

Já o projeto contém um programa de recuperação de nascentes que já conta com participação da Saneago. Este programa envolve o reflorestamento e o cercamento de nascentes d´água de Trindade como forma de proteção. O município não conta com grandes rios e estas nascentes formam córregos vitais para população e produtores.

Como complementação estratégica, explica o secretário, o projeto conta ainda com a criação de áreas de reservas de água. Estas áreas serão lagos, formados por barragens criadas propositadamente para reter e “guardar água”.

De acordo com Roberto Badur, os estudos apontam para a necessidade de 15 barramentos. Um destes deve ser inaugurado ainda em 2022, no Parque Ecológico Hugo Reis, em construção na Região Leste de Trindade. O complexo do parque vai contar com três lagos que serão contados como um dentro dos 15 planejados.

O Projeto de Escassez Hídrica foi lançado no Centro Administrativo com a presença do Vice-Prefeito, Pastor Alcione Acácio, do secretário Roberto Badur, do superintendente da Saneago para a Região Metropolitana, Alexandre Gomes, acompanhado de outros integrantes da concessionária, e autoridades municipais.

Alexandre Gomes alertou que, nesta fase de estiagem, os mananciais estão baixos, gerando uma disponibilidade menor e, no sentido inverso, há uma demanda maior por água. “O que pedimos é um uso mais nobre da água, com foco nas prioridades até que volte a chover e a disponibilidade hídrica melhore”, cita.

A estimativa é que as primeiras chuvas consistentes caiam em Trindade por volta de outubro.