Anúncio é feito durante evento no Centro Municipal de Atendimento ao Autista. Atendimentos serão realizados no Centro Médico Municipal com equipe multidisciplinar e todos os recursos necessários para o melhor desenvolvimento da criança

A Prefeitura de Trindade realizou nesta terça-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um evento especial no Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Trindade. O local é o primeiro em Goiás e foi inaugurado em setembro de 2023.

A Júlia é mãe de uma criança autista e vê o desenvolvimento do filho em poucos meses de tratamento especializado. “O local representa inclusão para todas as crianças autistas de Trindade. Cada atividade aqui tem melhorado tudo nas nossas vidas, desde socializar, ir à escola e conviver com outras crianças também”, afirma.

Atualmente, 57 crianças são atendidas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) com a garantia de acolhimento, cuidado e promoção de saúde integral de acordo com as necessidades de cada paciente.

O trabalho do Centro Municipal de Atendimento ao Autista é feito em parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Juventude, Turismo e Cultura, Educação e Assistência Social.

Durante o evento desta terça-feira, o prefeito Marden Júnior fez um anúncio que irá beneficiar as crianças com TEA no município.

“Teremos a ampliação em 40% no atendimento a crianças com diagnóstico de autismo em Trindade. Já está sendo montado no Centro Médico Municipal, na Avenida Manoel Monteiro, um local específico para os atendimentos multidisciplinares. Isso é cuidado e inclusão”, destaca Marden Júnior.

Mês de conscientização
A Prefeitura de Trindade já iniciou uma série de atividades para tratar sobre a conscientização do autismo nas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Rede municipal de educação
Todas as 44 escolas municipais e Cmeis de Trindade desenvolve atividades até o dia 30 de abril com os alunos, familiares e profissionais da rede de ensino.

São rodas de conversas com as crianças e adolescentes sobre o tema. Os pais de autistas também são convidados a participar de atividades de acolhimento com troca de experiências e atualizações sobre o TEA.

Os professores, coordenadores e todos que lidam no dia a dia nas unidades de ensino também recebem atenção particular com formação específica por meio de lives com profissionais especializados em todo o país.

Rede municipal de saúde
Cronograma de palestras – mês de abril/24
Dia 02 – UBS Jardim das Oliveiras e UBS Santa Maria (a palestra será na Escola Municipal Padre José Anchieta)
Dia 04 – UBS Pai Eterno