“Estamos oferecendo o acolhimento, o espaço e a condição de execução do curso como um projetar de vida para os jovens selecionados”, observou a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves. Oportunidade é oferecida a jovens e adolescentes que deveriam cumprir medidas socioeducativas leves e, ao invés, são beneficiados com chance de aprender programação neurolinguística, cidadania digital e postura social

Teve início esta semana a preparação da segunda turma de socioeducandos selecionados pelo Programa Jovem Sustentável, que tem a infraestrutura para sua realização garantida pela Prefeitura de Trindade. Jovens que cometeram atos infracionais de baixa periculosidade ganharam oportunidade de fazer cursos como permuta no lugar de medidas socioeducativas leves.

O programa funciona como uma ferramenta para o cumprimento das medidas socioeducativas de maneira mais efetiva, reduzindo drasticamente a reincidência nas cidades onde ele foi aplicado. A primeira turma de Trindade havia sido beneficiada em 2019. A turma atual será preparada até dezembro próximo.

A secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves, salientou que o objetivo é mudar a história dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Trindade. “Estamos oferecendo o acolhimento, o espaço e a condição de execução do curso como um projetar de vida para os jovens selecionados”, observou.

O Programa Jovem Sustentável é promovido pela Fundação Alphaville e tem o aval do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Nesta sexta-feira (14/10), os adolescentes e jovens selecionados foram recebidos no Fórum de Trindade.

Assistiram uma palestra de Fernando Bacelar, focada na abertura para amar, e conheceram a programação do curso, que envolve cidadania digital, neurolinguística, postura social, entre outros temas.

Estes temas passavam distante da vida de Alberto (nome fictício), 16 anos. Ele é um dos jovens selecionados no Programa Jovem Sustentável e que aceitou fazer o curso em vez de cumprir a medida socioeducativa recomendada.

O adolescente foi punido pela Justiça por ter agredido uma tia, mas foi ao Fórum junto com a avó que testemunhou se tratar de um bom garoto que perdeu a cabeça após muito tempo sendo submetido a agressões por essa mesma tia (filha dela), depois de ser abandonado ainda bebê pelo pai, indo morar com a avó. “Espero tudo desta oportunidade, é a chance da vida dele”, disse a idosa.

A juíza Karine Unes Spinelli enfatizou que o sucesso do programa depende da vontade dos jovens e também da parceria envolvendo o Judiciário e a Prefeitura, “que cedeu a estrutura para colocar em prática o projeto visando melhorar e reestruturar a vida do menor que se encontra em conflito com a lei”.

Aline Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Alphaville agradeceu o envolvimento das instituições de Trindade com o programa.

“Trazemos ferramentas para um novo olhar destes jovens sobre o próprio caminho, com programação neurolinguística, inclusão profissional, relacionamento, entendimento do município, para que eles reposicionem suas vidas, seus sonhos, buscando caminhos mais saudáveis e seguros”, pontuou a gerente.

Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Leonardo Martins Regis frisou que as medidas socioeducativas devem visar a reintegração do jovem à comunidade, tornando o envolvimento do Judiciário, Prefeitura, MP e demais instituições, “vital para dar nova oportunidade, um novo caminho para o mercado de trabalho”.

Antônia Maria Ribeiro Neta, defensora pública, lembrou que muitas vezes os jovens infratores têm vontade e não encontram oportunidades como as que são oferecidas no Programa Jovem Sustentável. “Em vez de estarem na rua, aliciados por pessoas de má reputação, vão preencher o tempo vago com cursos, com aprendizado”, citou. Segundo ela, a participação da Prefeitura contribui para que estes jovens “sejam o futuro, o amanhã”.