Em café da manhã com contadores, prefeito Marden Júnior e secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, solicitaram apoio da classe na divulgação das vantagens dos contribuintes que vão declarar imposto de renda este ano fazerem doações aos fundos de assistência social. Marden Júnior antecipou que um dos projetos a ser viabilizado com os recursos é a Casa de Acolhimento do Idoso, um espaço semelhante aos Cmeis, para que idosos de Trindade passem o dia em lazer e orientação, retornando para casa depois

A Prefeitura de Trindade ganhou o apoio dos contadores que atuam na cidade para orientar seus clientes a fazerem doações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) na hora de declarar o Imposto de Renda de 2022, ganhando com isso.

A Receita Federal estendeu até 31 de maio o prazo para declarar este ano. Uma estimativa do setor contábil é de que o município tem potencial para arrecadar meio milhão de reais para estes dois fundos através de doações declaradas no IR-2022. E essas doações não exigem qualquer pagamento dos contribuintes, representando apenas a destinação de parte dos valores declarados.

Pessoas físicas podem destinar até 3% e pessoas jurídicas até 1% dos valores que serão declarados, para cada um dos fundos. Estes montantes serão abatidos dos contribuintes que tiverem imposto a pagar, ou acrescidos nas restituições de quem tiver valores a receber.

Nesta terça-feira (19/04) o prefeito Marden Júnior e a Secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, tomaram café com vários contadores, convidados em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade de Trindade (CRC) no gabinete do prefeito.

“É um trabalho a quatro mãos, unindo esforços do setor público e do setor privado, por isto esse encontro com os contadores para tratar de projetos sociais”, afirmou Marden Júnior. Ele citou o exemplo do projeto municipal de construir a Casa de Acolhimento do Idoso, um espaço semelhante aos Cmeis, voltado para que idosos de Trindade possam passar o dia em atividades de convivência, orientação e lazer coletivo, retornando para casa depois.

O prefeito espera apoio dos contadores para que as doações ao FMDPI viabilizem a construção desta unidade de acolhimento. “Agora a classe da Contabilidade está com esse projeto nas mãos também, e pode nos ajudar a fomentá-lo”, declarou.

A secretária Gabriela, reforçou que a parceria “vai contribuir muito com projetos focados em retirar das ruas crianças e adolescentes e proporcionar um acolhimento ao idoso”.

Responsável pela integração no CRC, o contador e delegado do conselho, José Maria Oliveira, disse que a hora é de conclamar a categoria para atuar no convencimento dos contribuintes “sobre o papel deles para fortalecer os fundos de assistência, fazendo a destinação direto ao Imposto de Renda”.

Também a presidente do FMDCA, Léria Vinhal, enfatizou que a aproximação entre prefeitura e contadores é fundamental. “Os contadores têm contato com os contribuintes e esse apoio (aos fundos municipais de assistência) vai fortalecer o trabalho de retirar os jovens das ruas, do tráfico. Trindade precisa agir rápido para esta causa de doar para crianças, adolescentes e idosos”, frisou.

Clique nas imagens da galeria de fotos abaixo e veja o passo a passo para fazer a doação via declaração de Imposto de Renda 2022!!!!