Município abriu todas as UBSs que têm salas de vacinação neste sábado para que os pais tivessem mais chance de vacinar as crianças. Mas quem não pode comparecer no dia D de vacinação, deve ir nas unidades de segunda a sexta-feira porque o índice de cobertura especialmente de imunização contra a paralisia infantil na cidade precisa melhorar, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório

Xô Dodói, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação, tiveram seu segundo dia D em Trindade neste sábado (08/10) com o objetivo de atualizar o cartão de vacinação de trindadenses menores de 15 anos. O foco principal esteva na prevenção à poliomielite, também chamada de paralisia infantil.

A intenção de promover o dia D é facilitar ainda mais o acesso de pais aos locais que tenham salas de vacinação. No caso de Trindade, 26 unidades básicas de saúde (UBS) abriram neste sábado especialmente para dar essa oportunidade a quem não tem tempo durante o meio da semana.

As crianças que foram vacinadas receberam um certificado “Xô Dodói” informando o nome da criança que “mandou a doença para bem longe”.

“Ainda não atingimos a cobertura ideal de imunização contra a poliomielite em Trindade porque os pais ainda não atenderam o chamado e ainda não tinham levado os filhos para a vacinação. Por isso a importância desse dia D”, informou o diretor de Vigilância em Saúde do município, Leonardo Izidório.

Mas ele alerta que os pais que não puderam comparecer neste sábado, vão encontrar os imunizantes nas mesmas UBSs depois que a campanha for encerrada de segunda a sexta-feira.

O diretor enfatiza que a poliomielite “é uma doença debilitante que deixa a pessoa acometida permanentemente com deficiência física” e, o mais grave, no Brasil esta semana um caso suspeito no Pará alertou as autoridades de saúde de todo o país para o alto risco de reintrodução da doença. Desde 1994 o Brasil está certificado internacionalmente por ter erradicado a poliomielite.

A campanha em Trindade iniciou no dia 8 de agosto e teve seu primeiro dia D em 20 de agosto. O trabalho é para atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e vacinar todas crianças acima de 1 ano de idade e menores 5 anos com esquema primário de vacina contra paralisia infantil.

O fotógrafo Danilo Torquato não apenas levou a filha Maria Valentina, 4 anos, até a UBS do setor onde eles moram, o Sol Dourado, como aproveitou para registrar o momento importante da pequena que saiu ostentando seu certificado.

Já Adriana Cássio levou o filho Leonardo para vacinar aproveitando o dia de realização da campanha. “Tenho mais tempo no sábado”, explicou, completando em seguida: “Foi ótimo porque saio mais tranquila com ele imunizado”.

Também Vanderley Silva garantiu que o filho Davi fosse vacinado neste sábado. O menino recebeu três imunizantes diferentes que faltavam no cartão de vacinação dele: a DPT (previne contra difteria, coqueluche e tétano), contra a febre amarela e a que imuniza contra influenza.