Intenção do prefeito Marden Júnior é fortalecer o Arranjo Produtivo Local da Confecção e abrir espaço para Trindade no Programa Cinturão da Moda. Casa da Costura já formou 200 alunos de corte e costura desde junho e vai oferecer o curso chão de fábrica em novembro, que já virá com a vaga de trabalho. Em dezembro será liberado o uso da Audaces, máquina automática, para confecções da cidade usarem gratuitamente. Equipamento obtido junto ao Governo do Estado corta 200 peças por minuto e pode funcionar 23 horas seguidas

A Prefeitura de Trindade, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, articulou uma estratégia de preparação da cidade para ocupar mais espaço no Programa Cinturão da Moda. O fortalecimento de um Arranjo Produtivo Local focado na confecção é uma das táticas do prefeito Marden Júnior.

Dentro da estratégia, primeiro foi inaugurada pela Secretaria a Casa da Costura Municipal, em junho último, numa parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Retomada e participação da Universidade Federal de Goias. Portanto, em quatro meses de atividade, ela já formou 7 turmas, somando aproximadamente 200 alunos dos cursos de corte e costura e modelagem.

Em novembro terá início um piloto do curso chão de fábrica com a formação condicionada à contratação automática em algumas das 80 confecções e facções instaladas no município. Este é um curso tecnicista e rápido, que capacitará o aluno para já iniciar no emprego sabendo minúcias específicas da confecção de jeans.

Para fechar essa etapa da estratégia, em dezembro o município autorizará confecções de Trindade a utilizarem a Audaces, máquina de corte e costura automática, computadorizada, que corta 200 peças por minuto e pode funcionar 23 horas seguidas. Cedido pelo Governo do Estado, o equipamento custa R$ 1,4 milhão.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Trindade, Gustavo Queiróz, confirma que todas essas ações “fazem parte do planejamento da nossa pasta para ocupar mais espaço no Cinturão da Moda”.

Para fortalecer o segmento, a secretaria, inclusive, disponibilizou outros serviços para alunos que desejam formalizar pequenos negócios, dando toda a orientação para a abertura de Microempreendedor Individual, emissão de CNPJ, entre outros serviços. Assim como os cursos da Casa da Costura, essa assessoria é totalmente gratuita, fornecida pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Trindade, também ligada à SICS.

Gratuidade

A coordenadora executiva da secretaria que atua na Casa da Costura, Amanda Magalhães, informa que já existe lista de espera de confecções para a utilização da Audaces a partir de dezembro. “Do pequeno costureiro ao empresário maior, todo o segmento poderá ser beneficiado com essa máquina, sem pagar nada pelo uso”, frisa. No caso dos pequenos, ela observa que deverão se aliar para dar volume e ter mais aproveitamento.

Entre os alunos, estão pessoas como a aposentada Maria da Paz. Ela chegou a fazer outro curso de corte e costura em um dos Cras de Trindade, mas achou que poderia melhorar e fez o curso de modelagem e novamente o curso de corte e costura.

Colega de turma, a aluna Rosângela andou ansiosa com as contas de matemática para dividir e somar itens como altura, largura, cintura, necessários para medir tecidos e fazer as peças, mas disse que tem tido todo apoio das instrutoras. “Devagar estou chegando lá”, confirma.