Aula inaugural foi esta semana, mas ainda existem algumas vagas. Curso é formação inicial e continuada em instalações elétricas prediais de baixa tensão, totalmente gratuito, com aulas teóricas e práticas no IF Goiano

A prefeitura de Trindade e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Goiano), Campus Trindade, deram início esta semana às primeiras aulas do curso para formação inicial e continuada em instalações elétricas prediais de baixa tensão. Para viabilizar o curso, houve parceria envolvendo a secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Emprego e o IF Goiano com oferta de 30 vagas.

Os alunos tiveram aula inaugural na noite de segunda-feira (10/04). As vagas foram preenchidas por pessoas com algum tipo de conhecimento e prática na área, mas que não possuíam certificado na hora de contratação pelas empresas, dificultando a colocação no mercado de trabalho.

As oportunidades foram divulgadas nas redes sociais da Prefeitura, e ainda existem vagas. As inscrições são presenciais da Secretaria de Trabalho (levar xerox de um documento com foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade). As aulas são teóricas e práticas de segunda a sexta, período noturno por de 10 semanas (2 meses e meio).

A titular da Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego, Gerúsia de Paiva, ressalta que o curso ajuda os interessados com qualificação de graça e, consequentemente, ele têm melhor possibilidade de garantir o emprego já que as empresas buscam pessoas aptas para a profissão. “A Prefeitura está gerando oportunidade para as pessoas e, ao mesmo tempo, está ajudando as empresas com mão de obra qualificada”, resume ela.

O diretor Geral do IF Goiano, Júlio César Garcia, enfatizou a união de esforços entre o instituto e a Prefeitura. “Juntas, as esferas municipal e federal vão proporcionar profissionalização no curso de instalação elétrica e predial para 30 pessoas que poderão se preparar para o mercado de trabalho”, pontuou. São instituições “trabalhando para transformar vidas na nossa comunidade”.

Entre os alunos está Hedayatullah Yagoobi, refugiado de guerra vindo do Afeganistão que mora em Trindade. “Quero fazer o curso de eletricista, estou muito feliz, por isso agradeço”, afirmou com alguma dificuldade, em grande esforço para se fazer entender em português.

Também participaram da aula inaugural a pró-reitora de extensão do IF Goiano, Geísa D´ávila Ribeiro Boaventura, vereador Raimundo Neto, representando a deputada Flávia Morais, a Coordenadora Regional da Defensoria Pública, Débora Vidal, e o chefe de Gabinete do prefeito Marden Júnior, Michel França, que representou o prefeito.