São dois cursos custeados por uma parceria entre a Prefeitura de Trindade e o Governo do Estado, e mais dois cursos bancados exclusivamente pelo município. Na parceria com o governo estadual, foram entregues cartões sociais e bolsas qualificação com recursos financeiros para o início do negócio e para alimentação de alunos selecionados por requisitos sócio-econômicos de vulnerabilidade, e que vão investir os valores no comércio de Trindade

Estão sendo entregues nesta quinta-feira (10/11) 141 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes, sendo dois custeados por uma parceria entre a Prefeitura de Trindade e o Governo do Estado, e dois cursos bancados exclusivamente pelo município. Os alunos fizeram cursos de maquiagem profissional, corte e costura, modelagem e bronzeamento.

Pela manhã, uma cerimônia de entrega de parte dos certificados aconteceu no Senac de Trindade, com a presença do secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Queiróz, e da secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves, cujas pastas estavam à frente na parceria. Esteve presente, representando a Secretaria Estadual da Retomada, Rodrigo Rodrigues, que é o diretor dos Colégios Tecnológicos.

O deputado eleito por Trindade, Cristiano Galindo, os secretários de Segurança Pública, Juliano Reis, e de Comunicação, Rodrigo Bueno, também prestigiaram.

De início, foram entregues 104 certificados para alunos que fizeram cursos de Maquiagem Profissional, realizado nas dependências do Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Trindade; e para turmas que concluíram o curso de Corte e Costura, na Casa Municipal da Costura.

Ainda pela manhã, também as formandas do curso de bronzeamento receberam seus diplomas. Já a formatura das alunas do curso de Modelagem, realizado na Casa da Costura, será no período da tarde. Nestes dois casos, os cursos foram oferecidos pela Prefeitura.

“Estamos encerrando uma parceria com o governo do Estado para garantir mais desenvolvimento para nossas famílias”, pontuou Gustavo Queiróz.

Ele ainda citou que os cursos de qualificação profissional, aliados à entrega dos cartões do crédito social e da bolsa qualificação, “permitirão às pessoas que fizeram o curso já adquirirem seus equipamentos, abrirem seus próprios negócios, gerando mais emprego e mais renda para nossa população, o que vai de encontro às políticas públicas do prefeito Marden Júnior”.

Já Rodrigo Rodrigues enfatizou que os alunos que fizeram os cursos passaram por seleção com requisitos sócio-econômicos de vulnerabilidade, se tornando aptos a receberem os valores para adquirem os primeiros equipamentos e insumos. “E esse recurso só pode ser gasto dentro do município, portanto é um projeto sócio-econômico que movimenta a economia e atende o cidadão”, afirmou.

Foram entregues, somados, mais de 130 benefícios financeiros entre bolsas qualificação no valor de R$ 250 para comprar alimentos, e cartões sociais contendo R$ 1.733,90 para quem fez o curso de maquiagem e R$ 3.578,75 para quem fez corte e costura.

São pessoas como Maria do Socorro, que recebeu o cartão social, ao fazer o curso de maquiagem, e agora se profissionalizou. Ela, que não se interessava pelo assunto, hoje ganha dinheiro com ele. “Através do curso várias portas se abriram e já estou exercendo a profissão”, contava a nova maquiadora de Trindade.

Maria do Socorro destaca que o momento é de otimismo porque vai ter uma renda extra e poder ajudar financeiramente em casa, onde o marido atualmente faz tratamento de um câncer. “Com esse cartão vou comprar material para trabalhar e realizar sonhos. Maquiagem é vida”, completou.

Rosa Rodrigues Ferreira também soube aproveitar as oportunidades oferecidas pela parceria. “Fiz os cursos de costura e de modelagem no Cras Laguna e aprendi muita coisa que vou levar pela vida”. Ela já comprou a máquina de costura e está animada.

Já Abadia Vicente de Oliveira, disse que não imaginava “nessa altura da vida”, já idosa, ter uma ajuda tão decisiva para fazer o curso e comprar a máquina de costura, o que programa fazer nos próximos dias. “Agradeço imensamente a Prefeitura e o Estado por terem patrocinado tudo isso”, disse ela.

Em outra esfera de aprendizado, a jovem Suziane Elias, que já atuava na área da beleza, reforçou seu conhecimento aproveitando a oportunidade de fazer o curso de bronzeamento. “Para nós, mulheres de Trindade, é uma oportunidade grande para crescer profissionalmente, como mulher empreendedora, ter uma renda, um negócio próprio”, definiu.