PREFEITURA DE TRINDADE, POR MEIO DA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA, EXPANDE PROJETOS E EVENTOS
Município manteve setor em movimento, mesmo durante pandemia. Romaria Virtual, em 2021, alcançou milhares de devotos. Portal do Turismo contém vídeos culturais e conta a história do município. 42 placas de QR Code tornam possível acesso às informações. Agência de Turismo, Cultura e Eventos participou de eventos como Pacto pela Vida e Campanha de Vacinação Contra Covid-19. Retomada de eventos presenciais ocorreu com Festival Gastronômico e Festa Junina. Em parceria com Sebrae Goiás, durante Romaria foi realizada exposição e venda de produções da Escola Municipal de Artesanato do Distrito de Santa Maria e de outros artesãos. CEU das Artes tem reforma estrutural e construção da pista de XCO. Realizada reabertura da Biblioteca Municipal Padre João. Elaborado Plano Municipal de Turismo (PMT). Lançado Calendário Cultural em 2022, livro Trindade Turismo, em 2021, e realizado 1º Encontro Trindadense de Folia no Povoado de Cedro e da Feira Gastronômica e Cultural do Distrito de Santa Maria. Realizadas exposições no Centro Administrativo, na Casa da Cultura e no Museu da Memória de Trindade. Implementadas iniciativas como Turismo nas Escolas, 1º Circuito Gastronômico e Cultural, aulas de ballet, violão, bordado e crochê, informática, xadrez, pintura, letramento e teatro. Município faz gestão de incentivos à cultura, as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que garantem apoio financeiro da União
Durante os três anos da atual gestão, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – anteriormente Agência Municipal de Turismo, Cultura e Eventos até 2022 e convertida em secretaria pela reforma administrativa – teve à sua frente o desafio de não deixar que ambos os setores pelos quais é responsável ficassem estagnados durante a pandemia, mesmo com as limitações impostas para garantir os cuidados na prevenção à Covid-19.
Responsável por seis estruturas (Museu da Memória de Trindade, Casa da Cultura, CEU das Artes, Escola Municipal de Escultura e Artesanato – Distrito de Santa Maria, Escola de Música na Região Leste e o Centro de Atendimento ao Turista – CAT), a pasta manteve em operação projetos já existentes, criou outros, e implementou melhorias.
A Romaria Virtual, lançada no ano de 2021, alcançou milhares de devotos. Também em âmbito virtual, foi lançado o Portal do Turismo, disponível no site www.turismo.trindade.go.gov.br, que contém vídeos culturais e conta a história do município e de seus pontos turísticos. Estes receberam, in loco, 42 placas de QR Code, tanto na zona urbana quanto na rural, que tornam possível o acesso à informação e histórico dos locais.
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) nomeou a nova mesa diretora e membros da gestão 2021-2023, e o Conselho Municipal de Cultura e a Comissão Trindadense de Folclore retomaram as atividades, que estavam interrompidas desde março de 2020.
Dezenas de reuniões sobre projetos do setor foram realizadas pela Agência de Turismo, Cultura e Eventos, que também executou cerimoniais e participou de eventos como Pacto pela Vida, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e outras iniciativas.
Um destaque vai para a divulgação pela agência aos empresários do ramo do turismo sobre a linha de crédito do Banco Regional de Brasília (BRB), referente à verba do Fungetur, em parceria na retomada do turismo com a Goiás Turismo e o Sebrae.
A retomada dos eventos presenciais ocorreu com o Festival Gastronômico, que teve público estimado de 10 mil pessoas em três dias de duração, e com a Festa Junina realizada nas regiões Central e Leste, festividade que até então estava suspensa devido à pandemia.
Houve ainda participação em duas feiras de turismo, a Expo Católica e a Expo Turismo Goiás e a parceira com a Goiás Turismo tendo em vista investimento de R$ 500 mil para a estrutura da Romaria do Divino Pai Eterno.
Em parceria com o Sebrae Goiás, durante a Romaria foi realizada em frente ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno a exposição e venda de materiais e objetos produzidos na Escola Municipal de Artesanato do Distrito de Santa Maria e de outros artesãos de Trindade.
Outras ações realizadas pela secretaria foram a organização administrativa e reforma estrutural do CEU das Artes, o que incluiu a construção da pista de XCO e retomada das atividades; a criação da Escola Municipal de Artesanato e Escultura no Distrito de Santa Maria, que realiza oficinas de pintura e aulas de manuseio de argila; a reabertura da Biblioteca Municipal Padre João (em parceria com a Academia Trindadense de Letras, Ciência e Arte – Atleca); a elaboração do o Plano Municipal de Turismo (PMT), com objetivos de planejar e organizar as ações futuras do município.
Foi realizado o lançamento do Calendário Cultural em 2022, do livro Trindade Turismo, em 2021, que narra a história, o turismo e a cultura do município e a realização do 1º Encontro Trindadense de Folia no Povoado de Cedro e da Feira Gastronômica e Cultural do Distrito de Santa Maria.
Foi feita a aquisição do letreiro que visa a valorização do Parque Lara Guimarães e a realização de exposições no Centro Administrativo, na Casa da Cultura e no Museu da Memória de Trindade em datas comemorativas – este, agora, é aberto também aos finais de semana e feriados.
Em parceria com a Superintendência de Cultura, a secretaria ainda organizou e realizou ações, projetos e eventos como o Festival Gastronômico, Turismo nas Escolas, 1º Circuito Gastronômico e Cultural, aulas de ballet, violão, bordado e crochê, informática, xadrez, pintura, letramento, teatro e outras atividades.
A Secretaria de Turismo e Cultura também foi responsável pela gestão das leis de incentivo à cultura, a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc, que garantem o apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural.





















