Parceria entre secretarias municipais de Educação, Turismo e Cultura visa promover consciência de pertencimento a Trindade e melhoria da escrita. Tema faz homenagem ao médico Ediberto Marcolino Vieira, que exerceu a profissão por mais de 40 anos. Participam alunos do 1º ao 8º ano do ensino municipal. “Nós entendemos que é a partir da educação que as coisas acontecem”, destaca prefeito Marden Júnior
A Prefeitura de Trindade premiou, nesta quarta-feira (16/08), alunos do 1º ao 8º ano do ensino municipal que ficaram entre as 10 primeiras colocações na 3ª edição do Concurso de Redação, que teve como tema a história do médico Ediberto Marcolino Vieira.
Com o objetivo de promover a consciência de pertencimento a Trindade, melhoria da escrita, além da homenagem ao médico, a iniciativa é realizada por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação, Turismo e Cultura.
Ediberto Marcolino Vieira exerceu medicina por mais de 40 anos. Priorizou atendimentos aos menos favorecidos. Foi o fundador do primeiro hospital de Trindade e primeiro médico voluntário na Vila São José Bento Cottolengo, além de fundador do Rotary Clube Trindade. Integrou a Academia Trindadense de Letras. Foi vereador, secretário de saúde e fundador do Conselho Municipal de Saúde de Trindade. Faleceu em março de 2013.
O prefeito Marden Júnior destacou a importância de valorizar a educação com ações que incentivem cada vez mais o esforço de cada aluno. “Nós entendemos que é a partir da educação que as coisas acontecem. Com ela, florescem a cultura e a saúde de qualidade, alcançamos grandes feitos em nosso município”, pontua.
Para o prefeito, o concurso, além de promover o aperfeiçoamento da escrita desses alunos, resgata uma história marcante para o município. “Não poderíamos deixar de fora as nossas raízes, por meio da temática desse concurso de redação. Colocamos a cargo das crianças escreverem a história com base na sua interpretação”, destaca.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, esse foi um daqueles projetos “que enchem o coração de alegria por difundir a nossa história e realizar parceria com a educação, fazendo com que essas crianças aprendam ainda mais redação e sobre as raízes do município, o que nos deixa muito orgulhosos”. Também participou do evento o professor Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, idealizador do projeto.
*Vencedores*
A premiação entregou uma bicicleta nova para cada aluno vencedor. Dona Olaia, mãe do aluno Kauan Gabriel, do 1º ano da Escola Municipal Maria Conceição Pereira, ficou emocionada durante o evento.
A mãe conta que Kauan ainda não tinha bicicleta. O aluno conquistou a primeira colocação na competição. “O projeto proporcionou isso para ele, e estou muito feliz, muito agradecida. Eu tinha esperança, mas não esperava que fosse ganhar em primeiro lugar”, pontua Olaia.
“A professora Mônica é muito boa, pega no pé, puxa minha orelha também para estudar com Kauan em casa, eu puxo a orelha dele para não faltar à escola. Quase não falta. Faça chuva ou faça sol. A educação é muito importante para nossas crianças”, ressalta Olaia.
Também médico e filho do homenageado, Ediberto Marcolino Vieira Filho falou em nome da família. Parabenizou o prefeito Marden Júnior e todos os envolvidos no projeto. “É um momento muito especial, estamos lisonjeados por essa homenagem ao meu pai, que foi um homem que gostava da educação, de ler e fazia parte dessa história. A gente fica muito feliz por esse dia, um exemplo para as crianças de Trindade”, destaca.
Veja a relação dos 10 primeiros colocados no concurso de redação:
Kauan Gabriel da Silva Pires – Escola Municipal Maria Conceição Pereira – 1º ano B Vespertino. Professora Mônica.
Millena Gomes de Jesus – Escola Municipal Almiro Pereira da Silva – 4º ano B – Jardim Scala – Professor: Charle Roberto.
Yasmin Gonçalves Vieira – Escola Municipal Cirandinha – 1º ano A. Professora: Lucilene Maria Montello
João Felipe Dias Rodrigues – Escola Municipal Professora Messias Bittes Leão Leite – 4º ano B. Professora: Maria Francisca.
Ana Sophia Alves Teixeira da Silva – Escola Municipal Alcides Albernaz de Oliveira – 3º ano B – Professora: Hérola Dillene Souza
Kauany Silva de Andrade – Escola Municipal Alcides Albernaz de Oliveira – 7º ano A – Setor Jardim Califórnia – Professora: Elisângela Gomes
Heloysse Eduarda Sales Souza – Escola Municipal Antonio Lopes Fonte Boa – 6º ano A – Professora: Terezinha Abadia de Jesus.
João Pedro Dias de Jesus – Escola Municipal Antonio Lopes Fonte Boa – 7º ano C – Professora: Thatyanne de Souza Britto Nascimento.
Marcos Paulo Ribeiro Carvalho – Escola Municipal Tabelião Augusto Costa – 8º ano – Professora: Catiane Cardoso Silva Lima.
Davi Henrique Rosa de Mello – Escola Municipal Tabelião Augusto Costa – 8º ano matutino – Professora: Catiane Cardoso da Silva Lima.












