Preparativos foram feitos para limpar e delimitar acesso na entrada do Cemitério onde serão celebradas quatro missas no Dia de Finados, debaixo de tendas que já estão armadas. Muitas famílias foram ao local lavar e pintar lápides de túmulos na terça-feira mesmo, deixando tudo limpo nos jazigos para a visitação de parentes e amigos das pessoas enterradas, como Edna Francisca Paula (foto acima) que pintou o túmulo da filha e da mãe. Este ano não há recomendações a respeito da Covid-19 durante a visitação

A Prefeitura de Trindade realizou todos os preparativos no Cemitério Municipal e adjacências para quem for ao local amanhã, (02/11), Dia de Finados. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Superintendência Municipal de Trânsito fizeram intervenções para dar conforto e segurança aos visitantes.

Os espaços gramados foram roçados e os corredores limpos. Os bancos da capela foram lavados. Tendas já estão armadas na entrada do cemitério, onde o trânsito foi interrompido em alguns acessos e vendedores de flores e arranjos já estavam trabalhando na terça (01/11) pela manhã.

A Paróquia Divino Pai Eterno agendou missas no local para 8h, 10h, 14h e 16h de quarta-feira. Na Igreja Matriz haverá novenas em cinco horários: 7h, 9h, 12h, 15h e 19h.

Muitas famílias estavam limpando lápides, pintando túmulos para deixar tudo em ordem. “Não quero que ninguém pense que a família dela não liga”, dizia Edna Francisca Paula, enquanto pintava o túmulo da filha Jéssica que morreu em 2018 em um acidente de moto, aos 23 anos.

Acompanhada de uma irmã, Edna já havia feito a limpeza também do túmulo da mãe que fica próximo. “É nossa forma de homenagear quem já se foi”, diziam as duas.

Com a mesma intenção, o artista plástico e terapeuta Morce Fernandes se dedicou na terça a colar de volta uma placa que soltou do túmulo da sogra Maria Abadia Vieira. “Queria restaurar antes da visita no Finados”, contou.

Este ano, o Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE) não estabeleceu nenhuma restrição ou recomendação especial relativa à pandemia de Covid-19 para a visitação no Cemitério de Trindade. Conforme o presidente do GOE, Cristiano Galindo, a testagem tem sido feita na UPA da cidade e um caso sem gravidade foi confirmado esta semana após várias semanas sem nenhum caso positivo de Covid ser registrado em Trindade.

Pioneiros na venda de venda de flores naturais e de arranjos artificiais para a colocação nos túmulos os amigos Wellinso Benedito e Joana D´Arc esperam repetir as boas vendas de 2021 quando a comoção devido à pandemia levou muita gente a homenagear seus parentes e amigos no Cemitério Municipal.