A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu palestra para cerca de 80 trabalhadores da construção civil, nesta quarta-feira (09/06).

O secretário Roberto Badur falou sobre o que é o meio ambiente e de como afeta a vida de cada um dos participantes. Discorreu sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora da região. Abordou o melhor manejo dos resíduos da construção civil. Explicou sobre reciclagem.

O Condomínio Horizontal Quaresmeira tem uma área de mais de 330 mil metros quadrados e fica às margens da Rodovia GO-060, entre Trindade e Goiânia. As obras começaram em 2019 e estão avançadas. No local, a vegetação é preservada a ponto de a construtora alterar o projeto para que sejam conservas espécies nativas do cerrado e outras plantas.

Com esse planejamento, que é executado pelos trabalhadores da construção civil, é de fundamental importância a presença de uma equipe para abordar o tema do meio ambiente.

“Os trabalhadores veem que o poder maior de atuação do município, que é a Prefeitura de Trindade, está dentro do nosso canteiro de obras, não apenas na questão das normatizações, mas também no acompanhamento, na vinda in loco, no sentido de apresentar para eles as questões relacionadas ao meio ambiente”, explica o engenheiro ambiental da Vectra, Lucas Santiago.

Para a Prefeitura de Trindade, a parceria com esses profissionais dá total sentido ao trabalho que compõe as atividades da Secretaria de Meio Ambiente, conforme explica o titular da Pasta, Roberto Baddur. “Eles são agentes ambientais, trabalham conosco dentro de projetos específicos”, afirma.

De acordo como o secretário, “isso é um passo adiante que estamos dando”. Segundo analisa, “a presença da secretaria dentro das grandes obras que nós temos em Trindade nos dá muita alegria porque a gente consegue encontrar a colaboração de todos os trabalhadores e eles se conscientizam, cada vez mais, da necessidade de preservar”.