Segunda edição do Café Empresarial aconteceu nesta sexta-feira (20/05), no auditório da OAB-Subseção Trindade. Serão beneficiados segmento hoteleiro, bares, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos com perfil do turismo religioso. Secretário Gustavo Queiróz projeta giro na economia local de R$ 50 milhões com a Romaria 2022, e geração de até 5 mil empregos diretos e indiretos durante os 10 dias da festa. Ele destaca avanços da gestão do prefeito Marden Júnior. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Trindade (Aciat), Francis Albuquerque, estima que vagas de trabalho devem crescer entre 50% e 70% em hotéis, bares, restaurantes e pousadas
A segunda edição do Café Empresarial aconteceu nesta sexta-feira (20/05), no auditório da OAB-Subseção Trindade. Durante o evento, foram apresentadas linhas de crédito diferenciadas ao setor produtivo do turismo da cidade, e ainda cursos de qualificação para segmento hoteleiro, bares, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos com perfil do turismo religioso.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Queiróz, falou sobre as expectativas econômicas para a Romaria 2022. “A Prefeitura de Trindade espera um giro na economia local em torno de R$ 50 milhões dentro do município, geração de até 5 mil empregos diretos e indiretos durante os 10 dias da festa”, projeta Gustavo Queiróz. Ele destacou os avanços da gestão do prefeito Marden Júnior.
“A expectativa é muito grande e estamos tratando todas as ações e assuntos com os nossos empresários de Trindade para fazer com que nossa cidade possa ter essa retomada econômica o mais breve possível”, destaca o secretário.
O secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, lembra que “são duas ferramentas cruciais discutidas aqui hoje que beneficiam o turismo. As linhas de crédito permitem um fôlego aos empresários e a qualificação da mão de obra que surge para receber ainda melhor os turistas em nossa cidade”, pontua.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Trindade (Aciat), Francis Albuquerque, lembra que as vagas de trabalho, no município, devem crescer entre 50% e 70% nos hotéis, bares, restaurantes e pousadas.
“Essa é a hora de disponibilizar linhas de crédito com juros diferenciado, menos burocracia e com agilidade para a liberação do recurso para que a gente possa capitalizar o segmento empresarial para que possa repor estoque, compra de mercadorias, reformas, pagamentos e capital de giro”, aponta Francis Albuquerque.
O segmento do turismo religioso em Trindade teve uma queda brusca com a chegada da pandemia da Covid-19. Estabelecimentos fecharam as portas e o desemprego aumentou na cidade. “É uma honra e satisfação vir ao município apresentar as duas possibilidades aos empresários. Linhas de crédito diferenciadas e qualificação profissional vão mudar essa realidade vivida aqui”, ressalta o presidente da Federação das Aciats, Rúbens Fileti.
O vereador Samuel Samuca ressaltou a importância da realização das parcerias no momento de retomada da economia. “Vejo com bons olhos unir forças entre o município e o Estado por meio das associações e garantir qualificação e linhas de crédito neste momento que se aproxima a Romaria deste ano, que será presencial. Todos precisam disso aqui”, conclui.
Participaram, ainda, do Café Empresarial o assessor técnico do prefeito Marden Júnior, Cristiano Galindo e o padre redentorista, Welinton Silva.

