A Prefeitura de Trindade e a Faculdade União de Goyazes (FUG) assinaram, nesta sexta-feira (30/04), termo de cooperação para atendimentos clínicos e ambulatoriais em animais abandonados ou de moradores de baixa renda do município. Participaram do ato o prefeito Marden Júnior, o reitor da instituição educacional, Carlos Botelho, o secretário de Saúde, Rogério Taveira e o presidente da Agência de Agricultura, Esmeraldo Silva. Marden Júnior afirma que resgata o seu plano de governo. “Lá atrás nós falamos com as pessoas que faríamos algo diferente para os animais da cidade e esse serviço vai beneficiar as famílias que precisam desse tipo de atendimento, mas que não podem arcar com os custos”, destaca. O prefeito cita o grande alcance da medida. “Quem ganha é a população de Trindade e os animais que, muitas vezes, estão sofrendo aí nas ruas do município”, argumenta. A partir da parceria entre a Prefeitura de Trindade e a UniGoyazes será possível realizar exames laboratoriais e de imagem, cirurgias de castração e outras. A UniGoyazes fornecerá a estrutura do Hospital Veterinário e a prefeitura insumos para a realização dos procedimentos, bem como profissionais veterinários. O termo assinado atende a um requerimento feito pelo vereador Ucleide de Castro Ferruja. De acordo com o secretário de Saúde, Rogério Taveira, sua Pasta vai estar “plenamente disponível a um projeto tão grandioso desse”. Ele cita que “a gente vê a aflição de quem é dono de animal que adoece e não tem condições desse tratamento”. De acordo com o planejamento feito pela Agência Municipal de Agricultura, estão previstos cerca de 160 atendimentos por mês. “Graças a essa parceria, a partir do mês de maio vamos ter a faculdade aberta e faremos a triagem para atender a população”, informa Esmeraldo Filho.